O Centro de Convivência Andorinhas se uniu à Unidade Básica de Saúde de Andorinhas na formação inédita do primeiro grupo de Convívio Intersetorial, em Vitória. A junção permitirá a realização de ações integradas no âmbito biopsicossocial, com atendimento multidisciplinar voltado a pessoas adultas. O início das atividades será no próximo dia 4 de agosto, a partir das 13h30, no Centro de Convivência Andorinhas.
O grupo já tem nome e sobrenome: "Heróis da Segunda". Os encontros ocorrerão na primeira e terceira semana de cada mês sob a condução da equipe da Saúde e, na segunda e quarta semana, os trabalhos ficarão sob responsabilidade da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Andorinhas.
A gerente de Serviços de Convivência de Vitória, Cristina Silva, explicou como será o funcionamento. "O planejamento das ações será construído de forma coletiva pelas duas políticas públicas envolvidas, sendo realizado na terceira sexta-feira de cada mês. Esse processo levará em consideração as temáticas relevantes ao território, bem como as demandas apresentadas pelos munícipes. Tais como: Temáticas de violações de direitos e Promoção em saúde e qualidade de vida", comentou ela.
A supervisora técnica Carla Alves disse estar lisonjeada e esperançosa ao perceber o fortalecimento da parceria entre as políticas de saúde e assistência social. "Acreditamos que esse trabalho conjunto é fundamental para oferecer um atendimento integral, que considere os aspectos biológicos, psicológicos e sociais dos usuários. Iniciativas como essa contribuem significativamente para a construção de uma sociedade mais justa, com maior acesso a direitos e maior efetividade na atenção à população", enfatizou ela.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, disse estar feliz com a ampliação dos serviços, referindo-se também a criação de mais quatro novos grupos de convívio atingindo a marca de 103 grupos.