Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Viradão: circo e dança na praça Costa Pereira

Publicada em

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Viradão Cultural Viagem pela literatura Espetáculo Circense
Carlos Antolini
Viradão Cultural Viagem pela literatura Espetáculo Circense

A manhã do Viradão Vitória foi agitada na manhã deste domingo (13). Na praça Costa Pereira, os irmãos Kyoskys apresentaram o show “O impossível é a nossa prática” e uma proposta artística com base no trabalho de Helio Oiticica. As apresentações estimularam e sensibilizaram o público para contato com diferentes propostas artísticas.

No Poket Show circense, os irmãos Wallace e Alcleir Júnior Kyoskys apresentaram números de parada de mão e acrobacia, que receberam muitos aplausos do público capixaba. Luiz Tadeu é professor e diretor de teatro no Rio de Janeiro. Ele e a atriz Líbia Busquet vieram a Vitória para participar do Viradão e elogiaram os diversos trabalhos a que assistiram: “Esse tipo de ação é muito importante para o desenvolvimento da cultura. Eu conhecia os irmãos Kyoskys em outros espaços e viemos para conhecer a apresentação deles em casa”.

A intervenção colaborativa coordenada por André Arçari e Ivna Messina também deu mais vida à Praça Costa Pereira. Seguindo as instruções para feitura-performance de Capas Feitas no Corpo (Hélio Oiticica), a dança tomou conta do espaço. A estudante de Psicologia Lígia Augusta participou da atividade e lembrou a importância da interação nessas proposições coletivas.