Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:


Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano

Samira Gasparini

Criança bebendo água

O serviço Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) é realizado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA)

O CVSA realiza coleta de amostras de água para consumo humano a fim de monitorar a qualidade da água tratada que é fornecida pela concessionária CESAN.

São analisados os parâmetros de potabilidade para consumo humano, conforme estabelece a Portaria MS N° 2914/2011.

A análise verifica residual de cloro, pH, turbidez, fluoreto, presença de coliformes totais e E. coli - o que indica contaminação da água por fezes).

Mensalmente são coletadas amostras de água recebidas direto da rede de abastecimento (água da rua) em vários estabelecimentos públicos de interesse a saúde (Unidades de Saúde, CMEIs, EMEFs, Hospitais) e coleta de água nos dois rios que abastecem o município (Rio Jucu e Rio Santa Maria) para determinação da concentração de cianobatérias (microorganismos que quando presentes na água representam risco à saúde).

Caso não esteja dentro das normas, a água de fornecida pode ser a origem de algumas enfermidades causadas por bactérias, vírus, protozoários, helmintos ou até mesmo substâncias químicas.

Principais ações desenvolvidas

  • Acompanhamento da qualidade da água distribuída dentro de escolas do município: as unidades de ensino são responsáveis pela limpeza semestral e análise bacteriológica da água de seus reservatórios. O CVSA avalia os resultados desses exames;
  • Análises mensais na rede de distribuição da concessionária de abastecimento de água: a intenção é acompanhar a qualidade da água que é fornecida à população da cidade;
  • Coletas mensais de água dos rios Santa Maria e Jucu: as coletas permitem analisar a presença de cianobactérias e verificar se a ocorrência desses organismos está nos níveis exigidos pela legislação.

Os critérios para a análise da adequação da água de consumo humano são definidos em legislação pela Portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde. Ela estabelece normas e critérios para que os responsáveis pela distribuição de água tratada garantam a sua potabilidade. Define também as ações a serem executadas pelo setor municipal de saúde.

Cuidados com a água

As pessoas também podem contribuir para que a água chegue as suas residências em condições adequadas. Veja algumas atitudes importantes:

  • Providencie distâncias seguras entre as tubulações de água e de esgoto;
  • Troque as tubulações quando houver rachaduras;
  • Realize a limpeza semestral da caixa d'água das habitações.

Última atualização em 22/03/2019

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site