Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Zika: alunos da Grande São Pedro fazem mobilização no combate à doença

Publicada em

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Maxuel Rodrigues


Wilbert Suave
Campanha contra Zika na Emef Neusa Nunes
Alunos fizeram apresentação musical na quadra da Emef Neusa Nunes para alertar estudantes sobre o mosquito Aedes aegypti
Wilbert Suave
Campanha contra Zika na Emef Neusa Nunes
Alunos de unidades de ensino da Grande São Pedro lotaram a arquibancada para acompanhar as apresentações da campanha

Esta sexta-feira (4) foi o último dia de mobilização estudantil do Ministério da Educação "ZikaZero". Todas as escolas da rede municipal de ensino estão voltadas para a campanha nacional, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, não foi diferente.

O dia começou com os alunos fazendo panfletagem pela comunidade. No retorno à escola, os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Silvanete da Silva Rosa Rocha, de Comdusa, entregaram uma carta de recomendações para a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Os alunos do 4° ano da Emef Neuza Nunes apresentaram um rap composto por eles mesmos usando a melodia da música "O bonde passou", de MC Gui.

Os pequenos da Emef Paulo Roberto Vieira Gomes, em parceria com o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), fizeram uma paródia da música “Bang”, da cantora Anitta, nomeada "Dengue". Eles dançaram e empolgaram os presentes. A arte circense ficou por conta dos educadores do projeto Caminhando Juntos (Cajun), com muito malabarismo. 

Os técnicos do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do projeto Saúde na Escola, encenaram uma adaptação da história do “Flautista de Hamelin”, que é um conto folclórico reescrito pela primeira vez pelos irmãos Grimm. Ele narra um desastre incomum na cidade de Hamelin, na Alemanha, em 26 de junho de 1284, quando o lugar é invadido pelos ratos e o flautista os salva.

A ação contou com a participação de todas as escolas da Grande São Pedro, além da secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, da subsecretária Político-Pedagógica de Educação, Janine Mattar Pereira de Castro, da secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, de diretores da unidade de saúde da região, de líderes comunitários e do diretor do programa de extensão da Universidade Federal do Espirito Santo(Ufes), Humberto Sarcinelli.

Trabalhos e parceria

"Essa ação é muito especial porque é o momento em que nós conhecemos os trabalhos que as escolas realizam. Esperamos que, com essas experiências, os alunos levem essa aprendizagem para casa e mostrem aos pais, tios e família inteira para podermos reverter esse problema que estamos tendo com o mosquito Aedes aegypti", disse a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

"Essa parceria entre a Educação e a Saúde é muito importante. O combate ao mosquito tem que acontecer todos os dias, não só nos dias de mobilização. Essas ações são extremamente importantes para a conscientização dos alunos", afirmou a secretária de Saúde, Daysi Koehler Behning.

"Nós estamos aqui hoje não pelo mosquito, mas pelos alunos. As crianças são muito importantes nessa luta, pois têm o poder de chegar em casa e convencer os familiares a ajudar na prevenção contra o mosquito", declarou o diretor do programa de extensão da Ufes, Humberto Sarcinelli.

No final das apresentações, todos os alunos levaram apitos e cartazes às Emefs e aos Cmeis de Grande São Pedro para fazer a conscientização da comunidade.

Wilbert Suave
Campanha contra Zika na Emef Neusa Nunes
Alunos do projeto "Caçadores de larvas" entraram em ação e recolheram entulhos
Wilbert Suave
Campanha contra Zika na Emef Neusa Nunes
Apresentação circense e malabarismos empolgaram a plateia