Notícias

Volta às aulas: estudantes retornam às aulas com alegria, sorrisos e entusiasmo

Publicada em 05/02/2024, às 17h55 | Atualizada em 05/02/2024, às 17h59

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


  • Educação de qualidade

Marcos Salles
Volta às aulas 2024
Luis Oliveira
Recepção na Emef TI Eunice Pereira Silveira

Muita alegria e emoção marcaram o retorno às aulas nas 104 unidades de ensino de Vitória. Mais de 40 mil crianças e estudantes da rede municipal iniciaram o ano letivo de 2024 nesta segunda-feira (5).

O primeiro dia foi dedicado a momentos de acolhimento, desde festas e recepções calorosas na entrada das escolas até dinâmicas em sala de aula, propostas pelos professores.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglues Neves Freire, em Inhanguetá, a comunidade escolar foi recebida com festividades, música, bandinha de fanfarra e recreação. As boas-vindas incluíram também uma apresentação da equipe pedagógica na quadra da unidade de ensino, onde os estudantes demonstraram alegria e entusiasmo pelo novo ano letivo. 

Quem também participou desse momento especial foram as famílias, que foram convidados para fazer parte dessa recepção.

Michela Vieira, mãe de Pietro, do 1º ano, e de Tamara, do 6º ano, falou sobre a importância da escola para sua família. "A escola em tempo integral é o que me permite poder sair de casa para trabalhar. Afinal, tenho dois filhos, e seria impossível eu trabalhar caso eu não soubesse que eles estão tendo uma educação de qualidade, bons cuidados e uma boa alimentação, como tem aqui na escola. Você alia isso a essa recepção incrível, a tudo que eles vivem aqui, é muito gratificante", contou a mãe.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, fez questão de acompanhar a chegada dos estudantes e fez uma fala desejando um ótimo ano letivo cheio de conquistas e aprendizado. "É com imensa alegria e entusiasmo que dou as boas-vindas a cada um de vocês neste novo ano letivo. Que cada aula seja uma jornada de descobertas e que cada desafio seja uma oportunidade de superação. Estamos aqui para apoiá-los em cada passo deste caminho", desejou.

Fortalecendo vínculos

Quem também preparou um dia incrível com muito carinho para os estudantes foi a equipe da Emef TI Eunice Pereira Silveira, localizada em Tabuazeiro. Logo na chegada, a criançada teve muita diversão e gargalhadas garantidas com teatro do Teatro Campanelli.

A diretora da Emef TI, Eliane Amorim, saudou os estudantes e a equipe pedagógica, desejando a todos um ótimo ano letivo. "Que este ano seja repleto de conquistas e crescimento para cada um de vocês. Estamos aqui para apoiá-los em sua jornada acadêmica. Tenham um excelente ano letivo!", disse.

Quem não escondeu a animação e alegria em retornar para a escola foi o estudante Kauã dos Anjos, do 7º ano. "Estava com saudades dos meus amigos, dos professores, e de estudar também. É muito bom estar de volta", disse. Bernardo, do 3º ano, também contou que estava muito feliz. "Estava com saudade dos amigos, de estudar e dos professores. E da diretora também", compartilhou.

Homenagem à estudante destaque

Na Emef Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, os estudantes foram recebidos com direito a um tapete vermelho, estendido do portão de entrada da escola até a quadra da unidade de ensino, onde todos foram reunidos para um momento de acolhida.

O ponto alto da manhã foi uma homenagem realizada ao estudante Lucca Volnei, que conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia (TIMO).

Lucca recebeu uma placa e foi muito festejado pelos colegas. Quem fez questão de acompanhar esse momento foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que parabenizou o estudante e saudou todos os alunos, bem como a equipe pedagógica e administrativa da escola. 

Escola de cara nova

Na Emef Adilson da Silva Castro, localizada em Monte Belo, que teve sua obra de reconstrução inaugurada pela Prefeitura de Vitória na última quinta-feira (1º), os estudantes puderam utilizar as novas instalações pela primeira vez.

Júlia Oliveira, do 6º ano, falou sobre o seu sentimento ao se deparar com uma escola mais confortável e moderna. "Eu amei as salas de ciência e de geografia, além da quadra é claro. O elevador também é muito importante, para os colegas que tem dificuldade de locomoção. As salas climatizadas também estão muito melhores para a gente estudar", contou a estudante.

Da mesma forma, o estudante João Antônio, também do 6º ano, contou que, mais do que nunca, veio muito animado para o início do ano letivo. "Eu não pude vir na inauguração, mas todos os colegas falaram que a escola estava incrível. O ar condicionado, a quadra, o refeitório que está muito bonito, melhorou bastante", compartilhou o estudante.

Marcos Salles
Volta às aulas 2024
Marcos Salles
Volta às aulas 2024

Voltar ao topo da página