Notícias
Vitória utiliza plantas medicinais para promover saúde da população
Publicada em 01/09/2023, às 18h35 | Atualizada em 01/09/2023, às 18h50
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Danilo Ascaciba
Em Vitória, os moradores podem contar com recursos que mesclam conhecimentos tradicionais e saberes populares de forma complementar ao tratamento convencional em saúde: são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Uma dessas abordagens, relacionada às plantas medicinais e fitorerapia, está em ampliação em diversos espaços da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus).
Dentre esses locais encontra-se o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD), que reinaugurou na última semana sua Horta Comunitária e seu Jardim Terapêutico. Segundo a psicóloga do local, Ana Paula Dettmann, mexer com a Horta e o Jardim como uma atividade terapêutica traz inúmeros benefícios. "O contato com a terra, a estimulação de consumo de plantas comestíveis em uma alimentação natural e saudável, o uso de chás como recursos terapêuticos naturais... Tudo isso alivia sintomas como, por exemplo, ansiedade e estresse, além de proporcionar uma reconexão com o simples e o natural que existem no interior de cada um de nós e também de toda uma coletividade", afirma Ana Paula.
Para a médica e referência em PICS de Vitória, Henriqueta Sacramento, as Hortas Comunitárias e os Jardins Terapêuticos trazem uma série de benefícios para a saúde individual e coletiva. "Esses espaços tornam o ambiente nas unidades de saúde mais acolhedores, auxiliam na integração entre os usuários e os servidores, estimulam a alimentação saudável, os cuidados integrativos e naturais", explica.
Além desses espaços, unidades de saúde também convidam pessoas da comunidade com conhecimento sobre plantas para rodas de conversa para trocas de mudas e diálogos sobre as propriedades medicinais do ponto de vista da valorização dos saberes tradicionais.
"As Práticas Integrativas e Complementares, trazem uma sensação de equilíbrio para o ambiente de trabalho também, uma vez que todos estão em harmonia, em um momento de troca de saberes pela promoção da saúde, e não para resolver uma doença. Isso tem um impacto positivo em todos, tanto em quem busca o atendimento quanto em quem oferece", afirma o diretor da UBS de Bairro da Penha, Lauer Marinho Sardenberg.
Hortas comunitárias e jardins terapêuticos
As construções das hortas comunitárias tem o intuito de aproximar a comunidade dos serviços de saúde para que as pessoas possam usufruir de todas as áreas da Unidade de Saúde. Os jardins terapêuticos, especificamente, preveem o cultivo de plantas medicinais que podem ser usadas como chás ou outros compostos terapêuticos, ingeridos como alimento ou prescritos para tratamentos de uma enfermidade, o jardim assim como a horta são construídos a partir das demandas específicas trazidas pelos munícipes.
Em Vitória, esses serviços acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) uma vez que hortas comunitárias e jardins terapêuticos são implantados em escolas e equipamentos como abrigos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) também participa por meio do apoio à produção e fornecimento de mudas de plantas medicinais do Viveiro de Plantas Medicinais localizado no Parque municipal de Tabuazeiro.
Referência em fitoterapia
O programa de fitoterapia de Vitória é referência nacional e começou antes de 1990. Naquela época, houve a inauguração da primeira horta medicinal e começou a produção de mudas para distribuir e incentivar o cultivo, o conhecimento sobre uso e o preparo correto dos chás e xaropes.
Os medicamentos fitoterápicos passaram a ser oferecidos a partir de 1996. Ao longo dos anos, a Semus instituiu a política municipal de plantas medicinais (2009) e posteriormente a política municipal das práticas integrativas e complementares na rede de atenção básica de Vitória.
Atualmente, todas as 29 unidades de saúde de Vitória oferecem tratamentos fitoterápicos com prescrição de medicamentos e dispensação nas farmácias dos serviços de saúde.