Notícias

Vitória tem 3 primeiros lugares em ranking nacional de cidades inteligentes

Publicada em 04/09/2018, às 17h02 | Atualizada em 04/09/2018, às 18h49

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Deyvison Longui


Diego Alves
Premiação do Connected Smart Cities
Prefeito Luciano Rezende exibe os troféus que Vitória ganhou no prêmio Connected Smart Cities
Diego Alves
Premiação do Connected Smart Cities
Luciano Rezende recebeu a premiação durante evento em São Paulo, acompanhado das secretárias municipais Cátia Lisboa e Adriana Sperandio

Na semana em que celebra seus 467 anos, Vitória alcançou mais um resultado para deixar seus moradores ainda mais orgulhosos. A capital ficou em primeiro lugar geral do ranking da 4ª edição do prêmio Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes e Conectadas) entre as cidades com até 500 mil habitantes de todo o País.

Entre as capitais, a colocação também é honrosa: Vitória ocupa o terceiro lugar geral, atrás apenas de São Paulo e Curitiba. Além disso, Vitória ocupa o primeiro lugar em Saúde pela quarta vez consecutiva (2015 a 2018), além de ser bicampeã em Educação (2016 e 2018).

O levantamento mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. 

Premiação

O prefeito Luciano Rezende esteve em São Paulo nesta terça-feira (4) para receber os prêmios. Ele destacou a evolução de Vitória no quesito Cidade Inteligente.

"É uma evolução muito importante. Em 2015, nós fomos a 7ª cidade. Depois, em 2016, fomos a 6ª colocada. Em 2017, ocupamos o 5º lugar e, em 2018, ficamos em 3º lugar geral, atrás apenas de São Paulo e Curitiba no aspecto geral do País. Mas em cidades com até 500 mil habitantes, nós somos 1º lugar já há três anos. Em Saúde, também somos tetracampeões, e na Educação, bicampeões", comemorou Luciano.

Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o ranking Connected Smart Cities considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Posição de Vitória no Ranking 2018 das Cidades Inteligentes

1º lugar geral entre as cidades com até 500 mil habitantes
1º lugar geral no Brasil em Saúde
1º lugar geral no Brasil em Educação
3º lugar geral entre as capitais, atrás apenas de Curitiba e São Paulo

Diego Alves
Premiação do Connected Smart Cities
Prefeito destacou que a premiação é fruto das ações que são implementadas em Vitória para tornar a cidade mais inteligente e conectada
Divulgação CDV
Premiação do Connected Smart Cities
Prefeitura montou um estande no evento para divulgar as ações que são desenvolvidas na capital

Cidade inteligente

Para o prefeito, a ótima colocação de Vitória no ranking só reforça a importância das ações que têm sido desenvolvidas na capital para torná-la cada vez mais inteligente, sobretudo, as ferramentas online desenvolvidas para agilizar atendimentos na rede pública e facilitar a vida dos munícipes, além de melhorar a segurança na cidade.

"Cidade inteligente é um mecanismo importante de economizar recursos e prestar melhores serviços justamente para quem mais precisa. Vou citar algumas ações: o Cerco Inteligente de Segurança; o Agendamento Online; o Confirma Vitória; as matrículas e o boletim online; os leilões que estamos fazendo online; o Diário Oficial online, que economiza recursos; o Alvará Mais Fácil e online, enfim...esse é o caminho para que tenhamos um governo cada vez mais rápido, eficiente e transparente para poder atingir grande parte da população que cada vez mais fica conectada, principalmente, numa cidade como Vitória, que já tem quase 300 pontos de internet livre (Vitória Online), fornecida pela Prefeitura, e vamos chegar até o final do governo a mais de 500", destacou o prefeito.

Saúde

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, o agendamento online, a Rede Bem Estar e o Confirma Vitória são um marco da atual gestão. "O município de Vitória tem trabalhado desde o início, em janeiro de 2013, com o conceito de cidade inteligente, o que contribui na gestão dos serviços com foco no cidadão, de forma mais justa e mais humana", disse ela.

O agendamento online para marcação de consultas odontológicas, médicas e de enfermagem agilizou a forma como as consultas são marcadas nas 29 unidades de saúde do município e também contribuiu para a elaboração de um sistema de confirmação que não permite que as vagas sejam perdidas por falta dos pacientes.

A ferramenta, que foi ampliada para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), pode ser acessada por meio do portal da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online.

Educação

A secretária de Educação, Adriana Sperandio, comemora o “bicampeonato” no ranking. "Essa é uma alegria enorme para a Educação de Vitória, um incentivo aos estudantes. Nossa gratidão aos profissionais da Educação por mais essa conquista".

A tecnologia também é aliada da Secretaria de Educação. Matrículas e rematrículas das unidades de ensino são realizadas pela internet, garantindo maior comunidade aos pais e responsáveis dos estudantes. Além disso, inovações pedagógicas contribuem para aumentar o interesse dos alunos pelas aulas.

Leonardo Silveira
Bairro Jardim da Penha e Praia do Canto
Capital ficou em primeiro lugar geral do ranking entre as cidades com até 500 mil habitantes
Leonardo Silveira
Bairro Jardim da Penha
Vitória ainda alcançou o primeiro lugar em Saúde e Educação

Voltar ao topo da página