Notícias
Vitória reforça compromisso com o meio ambiente por meio dos Centros de Educação Ambiental
Publicada em 29/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 29/04/2025, às 17h06
Por Michelle Moretti (msmorettieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com uma política pública sólida voltada à sustentabilidade, Vitória se consolida como referência nacional em educação ambiental. A capital capixaba conta, atualmente, com nove Centros de Educação Ambiental (CEAs), localizados em parques urbanos e unidades de conservação da cidade, que funcionam como espaços de formação, diálogo e transformação social.
Esses centros são mais que espaços de visitação. Eles promovem atividades educativas para escolas, comunidades, associações e empresas, despertando a consciência ambiental e incentivando práticas sustentáveis em todos os territórios da capital.
Educação para a sustentabilidade
Em um contexto de emergência climática global, os CEAs ganham protagonismo ao fomentar o engajamento da população em ações de cuidado com o meio ambiente. De forma lúdica, técnica e inclusiva, os espaços contribuem para a construção de uma cidade mais justa, igualitária e comprometida com o futuro.
"Os CEAs promovem processos de educação ambiental para a aquisição de valores, saberes, conhecimentos, atitudes e hábitos que contribuam para a participação cidadã na construção de uma Vitória sustentável mais justa e igualitária", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ofranti Ramalho.
Avanços da atual gestão
Desde 2021, a atual gestão municipal vem fortalecendo sua política socioambiental com a inauguração de três novos CEAs e a reativação de outros dois, totalizando nove centros em funcionamento. Todos estão abertos à população e preparados para atender demandas de instituições e moradores interessados em desenvolver projetos educativos de impacto.
Os centros funcionam em parceria com a Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), que oferece suporte técnico e metodológico para a elaboração de ações personalizadas.
Ações e temas abordados
Cada CEA trabalha temáticas específicas, respeitando as características ambientais de sua localização (confira aqui a lista):
CEA da Fonte Grande, Mulembá e Gruta da Onça: Mata Atlântica e proteção de nascentes.
CEA Mata da Praia: Preservação das restingas da praia de Camburi.
CEA da Revis da Mata Paludosa: Urbanização, água e resíduos sólidos.
CEA Pedra da Cebola: Recuperação de áreas degradadas, minerais e rochas.
CEA Parque Moscoso: Valorização do patrimônio histórico e cultural.
CEA Parque Barreiros: Biodiversidade urbana, com ênfase na flora e fauna da Mata Atlântica.
ECO CEA Horto de Maruípe: Ecotécnicas e práticas sustentáveis aplicáveis ao dia a dia.
De forma transversal, todos os CEAs também abordam temas como gestão de resíduos, recursos hídricos, guarda responsável de animais, conservação dos manguezais e educação marinha e costeira, com destaque para o projeto Praia Limpa.
Política pública consolidada
A rede de CEAs de Vitória começou a se formar em 1998 e foi fortalecida em 2014 com a criação da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA). Em 2024, o município lançou o Programa Municipal de Educação Ambiental, ampliando o acesso à informação e à formação socioambiental (o e-book do programa está disponível no portal InterageVix).
Como participar
Instituições, escolas ou cidadãos interessados em desenvolver projetos socioambientais podem procurar o CEA mais próximo ou entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental pelo portal InterageVix. As equipes dos CEAs estão preparadas para acolher e cocriar estratégias de educação ambiental com base nas necessidades de cada território.