Notícias
Vitória realiza a 1ª Plenária do Fórum Municipal de Trabalhadores do Suas
Publicada em 05/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 05/05/2025, às 17h49
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Qual é o papel dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no desenvolvimento desta política pública? Para responder a esse e outros questionamentos sobre o tema, será realizado, no próximo dia 16 de maio, a 1ª Plenária do Fórum Municipal de Trabalhadoras e Trabalhadores do Suas (FMTSuas) Vitória. O evento ocorre das 9 às 12 horas, no auditório do Conselho Regional de Psicologia 16ª região (rua Ferreira Coelho, 330, Praia do Suá) que apoia o evento.
A Plenária será aberta a todos trabalhadores do Suas, tanto da rede governamental quanto da rede não governamental (organizações da sociedade civil - OSCs). Para participar basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyerEgsJfS3FC4g67eG1OfV05GL2IdydrnYSkksFVBhej1bg/viewform?usp=pp_url
A relevância dessa primeira plenária pode ser medida pelas participações de Leonardo Koury, que é o representante do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Suas (FNTSuas) e da integrante do Fórum Estadual de Trabalhadoras/es do Suas no Espírito Santo (FETSuas-ES), Bárbara Malvestio.
A coordenadora em exercício, Talita Tinini, explicou que a plenária tem como objetivo instituir formalmente o FMTSuas Vitória, por meio da aprovação do seu Regimento Interno, da carta de princípios e eleição da coordenação efetiva. "Esta é mais uma forma de fortalecer a organização coletiva dos trabalhadores do Suas em nosso município. Serão debatidos temas fundamentais para o fortalecimento do Suas", destacou ela.
Talita ressalta ainda que a iniciativa reafirma o papel estratégico da categoria no controle e participação social e marca o início da mobilização de trabalhadores rumo às Conferências de Assistência Social de 2025, cujo tema vem em defesa de uma assistência social pública, universal e de qualidade.
A secretária de Assistência Social, Soraya Manato, afirma a importância de espaços de diálogos e construção de propostas para o futuro da Política de Assistência Social "é importante que haja construção da Políticas por todos os atores envolvidos, usuários e trabalhadores, espaços como estes precisam ser incentivados".
Programação:
● 09h00 - Acolhida e Apresentação Inicial
● 09h15 - Mesa de Abertura
● 09h30 - Roda de conversa: "O papel dos trabalhadores do Suas no fortalecimento do controle social e na defesa da política de assistência social" - Leonardo Koury (FNTSuas)
● 10h00 - Roda de conversa: "Conferências de Assistência Social 2025: desafios e possibilidades para a atuação dos trabalhadores" - Bárbara Malvestio (FETSuas-ES)
● 10h30 - Debate
● 11h00 - Leitura e aprovação do Regimento Interno e da Carta de Princípios do FMTSuas Vitória
● 11h30 - Eleição e Posse da coordenação
Conheça mais sobre o Fórum
1. O que é o Fórum?
É um espaço coletivo, autônomo, apartidário, sem personalidade jurídica e sem vínculos governamentais, de organização política dos trabalhadores do Suas. Existe em Suas instâncias: nacional (FNTSuas), estaduais (FETSuas), regionais (FORTSuas) e municipais (FMTSuas). Os Fóruns estão organizados a partir de Regimento Interno e defendem valores estabelecidos em Carta de Princípios.
2. Qual sua finalidade?
Os Fóruns têm por finalidade fomentar a articulação política e representar o coletivo dos trabalhadores nas instâncias de discussão, deliberação, pactuação, controle e gestão do Suas em âmbitos municipal, estadual, regional, distrital e nacional.
3. Qual a dinâmica de funcionamento dos Fóruns?
Eles funcionam por meio da realização de reuniões sistemáticas e plenárias, conforme definição em seu regimento interno, resguardando o caráter democrático deste espaço coletivo. Tal organização se dará de acordo com as possibilidades do coletivo de trabalhadores.
4. Quem pode compor o Fórum?
Trabalhadoras e trabalhadores da Política de Assistência Social com diferentes tipos de vínculo empregatício e independente do nível de escolaridade, que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental e que não ocupam cargo comissionado na gestão pública ou de direção nas entidades e organizações de Assistência Social. Também pode compor o Fórum a representação de entidades de natureza sindical, associativa, acadêmico-científica, de fiscalização