Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória realiza 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Publicada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de José Carlos Schaeffer


Marcos Salles
VI Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Vitória
Marcos Salles
VI Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Vitória

Com o tema "Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas", a Prefeitura de Vitória promove, neste sábado (19), a 6ª edição da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (COMPM). O evento está sendo realizado ao longo de todo o dia no auditório da Casa do Cidadão, em Maruípe, reunindo representantes da sociedade civil e autoridades para discutir políticas públicas mais eficazes e inclusivas para todas as mulheres.

A conferência, organizada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas de Promoção dos Direitos e Defesa da Mulher, é um espaço democrático de escuta e construção coletiva. Ao longo da programação, são debatidas propostas para fortalecer as políticas de igualdade de gênero e combater as diversas formas de violência contra a mulher.

Além da leitura e aprovação do regimento interno, o encontro tem na sua programação uma palestra magna, apresentações culturais, sessão de arteterapia, inscrição de candidaturas à delegação estadual, apresentação de propostas e eleição das delegadas que representarão Vitória na 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

Na abertura oficial, a subsecretária municipal da Mulher, Bruna Garioli, reforçou a importância do encontro. "É um passo firme para construirmos uma sociedade mais igualitária e mais democrática para as mulheres. Quero reforçar o compromisso de ampliarmos os nossos trabalhos, fortalecendo as políticas públicas para as mulheres, a política de gênero, ampliar oportunidades para as nossas mulheres serem sempre protagonistas em todas as esferas da nossa sociedade", disse.

O prefeito Lorenzo Pazolini destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas para mulheres: "Instituímos a Casa Rosa, um centro especializado para mulheres vítimas de violência intrafamiliar. Também ampliamos as escolas em tempo integral, de quatro para 41, garantindo às mães mais oportunidades de se qualificar, empreender e buscar sua autonomia financeira, enquanto seus filhos estão seguros e tendo um aprendizado mais acolhedor. Essa conferência é fundamental para seguirmos avançando, ouvindo e fazendo mais por quem precisa", afirmou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Vitória (Comum), Roseane de Oliveira, chamou atenção para a importância da inclusão de grupos historicamente invisibilizados. "Essa conferência é um espaço muito importante de construção coletiva e fortalecimento de políticas públicas voltadas para nós mulheres. Principalmente aquelas que historicamente foram deixadas às margens: as mulheres negras, periféricas, quilombolas, indígenas, mães solo, mães atípicas, mulheres com deficiência. E tantas outras mulheres que enfrentam desigualdades com coragem todos os dias. Que essa conferência nos mova a seguir firmes, com mais participação, mais democracia, mais igualdade e mais conquista para todas nós", disse.

Outras autoridades e representantes também marcaram presença, como Fabiana Malheiros, subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres; Célia Tavares, da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa; Maria José Pimenta, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes); e Brunella Faustini, juíza da 1ª Vara de Violência Doméstica de Vitória, todas reforçando a importância da participação feminina nos espaços de decisão e do fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

Marcos Salles
VI Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Vitória
Marcos Salles
VI Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Vitória