Notícias
Vitória quer municipalizar Ponte Florentino Avidos
Publicada em 10/03/2020, às 19h04
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

A Prefeitura de Vitória tem intenção de municipalizar a Ponte Florentino Avidos, mais conhecida como Cinco Pontes. O ofício foi assinado pelo prefeito Luciano Rezende e encaminhado ao Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) nesta terça-feira (10).
No documento, são solicitadas informações complementares sobre a possibilidade de transferência da ponte, construída em 1928, para responsabilidade da administração municipal. No mesmo é ponderado o fato de não terem sido encontrados registros de titularidade ou responsabilidade pela ponte.
Em 2019, a Prefeitura implantou uma iluminação mais moderna na Ponte Florentino Avidos. A estrutura conta com 30 projetores com lâmpadas vapor metálico de 150w.
São três projetores em cada arco, posicionados dos dois lados da ponte. O foco está nas passarelas, que também têm, assim, iluminação especial e ainda mais ampla. O cabeamento e as conexões elétricas foram feitos na parte mais alta do arco, o que também dá maior efeito.
Ponte
A Ponte Florentino Avidos ligava o coração da cidade de Vitória às costas da cidade de Vila Velha, em expansão econômica promovida pela chegada do porto à cidade. As Cinco Pontes são formadas por arcos que vieram desmontados em porões de navio da Alemanha diretamente para Vitória. Foi a primeira ponte que ligou a ilha de Vitória ao continente.
Produzida pela empresa Maschinenfabrik Augsburg Nuremberg, foi inaugurada em 1928 e é um dos mais belos cartões-postais de Vitória. Com linha férrea para passar o trem, que saía de Argolas para o Porto de Vitória, a ponte permitia também a passagem dos poucos carros da época, pessoas a pé, bicicletas e carroças.