Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória promoverá Encontro Brasileiro de Cidade Educadora

Publicada em

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Mirante do Romão
Vitória será sede do Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras, que trata a educação como eixo transversal de todas as políticas locais

Estão abertas as inscrições para o VII Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras, que será realizado entre os dias 3 e 6 de abril, em Vitória. O encontro é um evento organizado pela Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace) e conta com o apoio do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS.

O tema "Criando Espaços de Convivência Segura e Sustentável" busca aprofundar a reflexão sobre o conceito de Cidade Educadora, bem como a sua aplicação em temáticas transversais e de grande impacto na vida das pessoas.

O encontro possibilitará trocas de experiências entre os municípios, principalmente, sobre as temáticas de mobilidade segura e enfrentamento de violências, numa abordagem integral, intersetorial e totalizante da promoção da saúde. Confira aqui a programação completa do VII Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras.

Inscrição e certificado

O evento contará com emissão de certificado para os participantes. Para se inscrever, basta preencher  formulário online disponível aqui com suas informações até o dia 30 de março.

Reflexões

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, explicou que o encontro vai propiciar reflexões sobre a importância da ampliação da consciência do impacto educacional nas ações das cidades. "O evento contará com a participação de pessoas de todo o País e palestrantes de outros países. Temos que mudar mentalidades, mudar a nossa cultura. Temos que perceber que estamos a caminho das convergências. É um privilégio para nós sermos sede das Cidades Educadoras no País".

Cidade Educadora

Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

No período de três anos, a contar de 2017, a capital irá organizar reuniões, conduzir trabalhos e expandir o número de cidades participantes. São cerca de 500 cidades no mundo ligadas à entidade. No Brasil, são apenas 14 cidades e, no Espírito Santo, apenas Vitória é uma cidade educadora, desde 2013.

Realizações

Os trabalhos da AICE têm a proposta de que as cidades se comprometam com a educação cidadã ativa, comprometida e responsável.

Algumas ações contribuíram para que Vitória fosse escolhida como sede da Cidade Educadora pelos próximos três anos, como Escola da Vida, Rádio-Escola, Papo da Cidade, Zona de Velocidade Segura, projeto Cidadania Fundamental e unidades da rede municipal de educação em tempo integral.