Notícias

Vitória promove mais um mutirão de combate ao mosquito da dengue neste sábado

Publicada em 24/03/2023, às 11h55 | Atualizada em 24/03/2023, às 12h10

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Elizabeth Nader
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro
Mutirão contra a dengue na região de São Pedro. (ampliar)

Neste sábado (25), a Prefeitura de Vitória promove mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, agora, nos bairros da Penha, Itararé e São Benedito. Em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Central de Serviços, agentes de combate às endemias, agentes comunitários de Saúde e equipe de limpeza estarão nesses bairros recolhendo entulhos e lixo deixados nas calçadas, e orientando à população sobre principais formas de combater o mosquito e orientando a respeito dos sintomas da dengue.

"Essa é uma luta diária que devemos ter contra o mosquito. Convidamos toda a população para, juntos, vencermos a guerra contra o mosquito. São ações que parecem simples, mas que precisam ser feitas por todos nós, e são de grande eficácia no combate ao mosquito. Jogar lixo no lixo, limpar o quintal, tampar as caixas d`água, tonéis, eliminar os vasos de plantas, além de incentivar os vizinhos e amigos a fazerem uma vistoria semanal em casa, são de grande ajuda no combate à proliferação do mosquito", disse a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher.

A população pode solicitar a visita dos agentes de endemias entrando em contato com Fala Vitória, pelo 156.

Ações

Desde o início da gestão, o trabalho de combate ao mosquito foi intensificado na capital. Entre as principais ações de rotina diária estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê.

Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes. A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho, uma vez que 80% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências.

Fumacê

Diariamente a PMV realiza aplicação de inseticidas, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), equipamento da Secretaria de Saúde (Semus), que atua em várias frentes para evitar a proliferação dos insetos. As equipes percorrem os bairros da capital com a aplicação espacial de inseticida, Carro Fumacê e também aplicação de termonebulização portátil nos becos e escadarias. Confira aqui o cronograma.

Serviço
Ação intensificada de combate ao mosquito
Data: 25 de março (sábado)
Horário: 7h30
Local: bairros Itararé, São Benedito e Bairro da Penha


Voltar ao topo da página