Imprensa
Vitória inicia curso de atualização em saúde mental com o Projeto Nós na Rede para o Espírito Santo
Publicada em
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Michelle Moretti
Com a colaboração de Thyago Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), por meio da Escola Técnica do SUS (ETSUS-Vitória), iniciou na última semana, o curso de atualização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, dentro do Projeto Nós na Rede, fruto da parceria com Ministério da Saúde (MS)/ Fiocruz-Brasília. Participaram do evento de abertura o diretor do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (DESMAD) do Ministério da Saúde (MS), Marcelo Kimati, outros representantes do MS, gestores do SUS, membros da Equipe Estadual Nós na Rede e trabalhadores do Espírito Santo matriculados no curso.
A abertura do curso aconteceu de forma online, de forma síncrona, e contou com a presença de aproximadamente 200 participantes.
Na ocasião, os convidados ressaltaram a importância dessa atualização para a qualificação dos profissionais, para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e para o cuidado integral da população nos territórios.
Para a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, essa parceria reforça mais uma vez a importância de espaços que fomentem a construção colaborativa do conhecimento. "A gente entende que é o conhecimento que nos fará desenvolver uma sociedade mais pacificada e com mais qualidade de vida. Especialmente nos últimos anos, com tantas mudanças e novos desafios em nossa sociedade, precisamos capacitar cada vez mais nossas equipes e promover políticas públicas que fortaleçam as ações em saúde mental".
A apoiadora nacional do MS/Fiocruz, Marla Bosch, destacou a importância da parceria com a ETSUS-Vitória para garantir a implantação desse curso com sucesso no Espírito Santo. Marla também apresentou dados significativos sobre o curso Nós na Rede, que prevê alcançar 42 mil trabalhadores até 2026, com 700 turmas e 18 mil inscritos, além da Mostra Virtual com relatos de experiências de 350 municípios do país.
O superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, ressaltou a importância da formação e da qualificação dos profissionais de saúde na área da saúde mental, uma área importante e sensível, que precisa lidar com vários desafios.
A mobilizadora Estadual, Nicéia Malheiros, apontou a importância da educação permanente como estratégia para a qualificação dos profissionais, trabalho em rede e fortalecimento da RAPS.
A diretora da ETSUS Vitória, Josenan de Alcântara, realçou a importância desse tipo de parceria com o Ministério da Saúde "Sempre podemos contar com o apoio presente da gestão da SEMUS Vitória nas ações de educação permanente em saúde", destacou Josenan.
Sobre o curso Nós na Rede
A formação terá a carga horária de 120 horas com aulas presenciais e à distância.
No Espírito Santo, a ETSUS-Vitória será responsável por executar dois ciclos do projeto, cuja meta é alcançar aproximadamente 23 turmas por meio da parceria entre Ministério da Saúde, Fiocruz-Brasília e Semus/ETSUS-Vitória com articulação entre gestores, referências técnicas e trabalhadores da saúde das Regiões Metropolitana, Sul, Norte e Central.
Neste primeiro ciclo, 396 profissionais do SUS se matricularam para a qualificação. Eles farão o curso distribuídos em 14 turmas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Aracruz, Santa Maria de Jetibá, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, São José do Calçado, São Mateus, Nova Venécia, Colatina e Linhares.
Os encontros presenciais nos municípios pactuados para o 1º Ciclo começam a partir da próxima terça-feira (12) e seguem até fevereiro de 2026. A turma de Vitória terá 30 profissionais de saúde que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em Unidades Básicas de Saúde e no Consultório na Rua. A primeira aula presencial será nesta sexta-feira (15), às 8h, na ETSUS-Vtória.
Voltado para o cuidado integral às pessoas que estão em sofrimento mental ou que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, o curso também espera desenvolver práticas e iniciativas inovadoras, que promovam transformação de vidas e a inserção social para esse grupo.
As atividades serão centradas na construção e análise de relatos extraídos das vivências concretas dos próprios educandos, utilizando uma metodologia pautada nos princípios da educação popular em saúde e no trabalho em grupo como estratégia de produção coletiva de conhecimento.
A assessora acadêmica do Nós da Rede no ES e pedagoga na ETSUS, Jaciara de Lima Romualdo, destacou que "a concepção pedagógica do curso segue princípios da Educação Permanente em Saúde como estratégia potencial para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras que promovam transformação das práticas de cuidado em rede e dos modos de organização do processo de trabalho no sistema público de saúde".
Já a apoiadora Educacional no Espírito Santo, Maíra Lima de Medeiros, explicou que a metodologia do curso é ativa e problematizadora, com atividades presenciais centradas na construção coletiva, na análise das vivências e com produções dos educandos ao longo do curso, visando uma aprendizagem significativa.
Formação de Educadores
Como parte das ações do Projeto Nós na Rede, no período entre 18 de junho e 29 de julho foram formados nove educadores, que atuarão na condução das atividades pedagógicas nos municípios do ES para o 1º Ciclo. Esses educadores estarão presentes em 14 municípios capixabas, promovendo o compartilhamento de saberes e experiências voltadas ao cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas, em consonância com os princípios do SUS.
Projeto nacional
O Projeto Nós na Rede é uma iniciativa de formação em Saúde Mental desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília e as Escolas de Saúde do SUS presentes em todo o Brasil. Tem como objetivo promover a atualização e qualificação dos profissionais da saúde que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), por meio da educação permanente em saúde, fortalecendo o cuidado em Saúde Mental nas 27 unidades federativas.