Com mais de seis mil atendimentos realizados, serviço fortalece a rede de proteção social e amplia estratégias para garantir dignidade e inclusão
Profissionais que atuam no Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa (SAD) participam, nesta quarta-feira (13), de uma capacitação no novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria da Glória Monteiro Alves, localizado no Território Jucutuquara. O encontro reunirá 24 trabalhadores com o objetivo de aprimorar o atendimento às famílias acompanhadas pelo serviço.
Desde sua implantação, o SAD já realizou 6.899 atendimentos individualizados, sendo 5.245 voltados a pessoas em acompanhamento contínuo. Atualmente, 230 pessoas recebem atendimento ativo, somando mais de 520 beneficiados desde o início das atividades. Entre elas, 161 são famílias unipessoais; 121 pessoas idosas com 80 anos ou mais; e 253 possuem algum tipo de deficiência ou baixa mobilidade.
O Cras desempenha papel essencial na rede socioassistencial, sendo a porta de entrada para serviços, benefícios e programas que garantem direitos e fortalecem vínculos familiares e comunitários. No caso do SAD, o atendimento é realizado diretamente na residência, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social que têm dificuldade de locomoção ou necessitam de cuidados específicos.
A capacitação abordará temas como o Plano de Desenvolvimento do Usuário (PDU), busca ativa, acolhida, atendimento técnico e psicopedagógico, rodas de diálogo familiar, atividades multifamiliares e ações territoriais. Também serão discutidos processos de avaliação e desligamento, atribuições técnicas, acolhimento no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o uso do instrumento de Pesquisa de Satisfação do Usuário.
Segundo a supervisora técnica do SAD, Marília Dál Col, o momento será dedicado à reflexão coletiva, troca de experiências e análise das práticas: "O objetivo é qualificar a oferta dos serviços socioassistenciais e fortalecer a atuação em rede, garantindo que a população em situação de vulnerabilidade, especialmente idosos e pessoas com deficiência, seja atendida com qualidade e dignidade", destacou.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Soraya Manato, essas ações têm impacto direto na efetividade do serviço: "As supervisões realizadas nos Cras permitem acompanhar de perto os trabalhos, identificar potencialidades e promover melhorias contínuas. Isso se traduz em atendimento mais humano, eficiente e integrado", afirmou.
Com esse trabalho articulado, Vitória reafirma o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado, capaz de promover inclusão social e melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa.