Notícias

Vitória apresenta o Projeto Rede Vix Saúde

Publicada em 20/09/2022, às 13h00 | Atualizada em 20/09/2022, às 14h40

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Apresentação do Projeto Rede Vix Saúde
Apresentação do Projeto Rede Vix Saúde. (ampliar)

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) apresentou, nesta segunda-feira (19), o Projeto Rede Vix Saúde, um conjunto de ações e capacitações para as equipes de saúde da capital que busca aumentar a resolutividade e a qualidade da Atenção Básica à Saúde, cuidando das pessoas de forma integral e contínua.

O Projeto foi apresentado em uma solenidade realizada no auditório da Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS) e contou com a presença de diversos profissionais da rede municipal, além de conselheiros municipais de saúde.

Na ocasião, a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher, defendeu a Atenção Primária à Saúde como a principal ordenadora da rede de Vitória, principalmente porque diversos estudos e pesquisas afirmam que 2/3 da carga das doenças no país é proveniente de doenças crônicas, tratadas e monitoradas majoritariamente em unidades básicas de saúde.

"É preciso pensar de forma estratégica e em conjunto, com profissionais qualificados e competentes, com os Conselhos de Saúde em processos de trabalho que tragam resultados concretos. Ao partirmos de um território organizado, de macro e microprocessos de trabalho organizados dentro da Atenção Primária, considerando as necessidades da população para organizar desde medicamentos até encaminhamentos para atenção ambulatorial especializada, alcançaremos resultados positivos para a saúde da população", afirmou.

Foto Divulgação
Apresentação do Projeto Rede Vix Saúde
Apresentação do Projeto Rede Vix Saúde. (ampliar)

Para o diretor da unidade de saúde de Santo Antônio, José Mario Funayama, o Projeto Rede Vix Saúde trará uniformidade e organização aos processos de trabalho. "O processo para construir uma saúde sólida para o município Vitória depende da gente, de estarmos juntos nessa caminhada e nessa construção", afirmou.

Para a subsecretária de Saúde de Vitória, Fabrícia Forza, o trabalho em equipe será a condição mais importante para implementar o Projeto. "Estou muito motivada, com o coração cheio para ajudar todos vocês a colocarem o Rede Vix Saúde em prática. Mas tenho convicção de que apenas juntos, nos apoiando, alcançaremos nossos objetivos", declarou.

Dentre os conselheiros locais presentes, Elza Rezende, de Resistência, elogiou a equipe de saúde, especialmente pelo atendimento humanizado "Quero parabenizar todos vocês e me colocar para somar nessa construção de uma saúde melhor para todos", disse.

A diretora da unidade de saúde de Resistência, Flavianne de Paula Batista, disse com entusiasmo que o Projeto Rede Vix Saúde vai impactar positivamente na saúde das pessoas. "Estou muito feliz e honrada por fazer parte desse momento histórico pra Saúde de Vitória. Vamos nos empenhar para alcançar a excelência em nosso trabalho", declarou.

Rede Vix Saúde

O Projeto Rede Vix Saúde será a ferramenta utilizada pela Semus para reorganizar processos de trabalho na atenção básica.

O projeto utilizará a metodologia da Planificação da Atenção à Saúde, apresentada e desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), onde um conjunto de oficinas, tutorias e treinamentos capacitarão as equipes de saúde.

Foto Divulgação
Apresentação do Projeto Rede Vix Saúde
Apresentação do Projeto Rede Vix Saúde. (ampliar)

O Projeto prevê quatro oficinas e 16 tutorias, com início já nesta semana, nas unidades de saúde de Grande Vitória, Ilha das Caieiras e Fonte Grande.

"A ideia é que os tutores acompanhem o processo no local, apoiem as equipes e a direção na construção de um Plano de Ação Local para as unidades de saúde, reorganizando os macro e microprocessos necessários", afirmou a referência técnica da Atenção Básica, Daniela Stange.

Dentre alguns resultados esperados com o Rede Vix Saúde estão:

  • Reorganização dos processos de trabalho nos serviços de saúde, com vistas à qualidade;
  • Aumento da resolutividade da Atenção Básica;
  • Qualificação da programação do cuidado;
  • Fortalecimento dos espaços coletivos nos serviços de saúde;
  • Envolvimento e motivação das equipes no trabalho em saúde;
  • Melhoria no alcance dos indicadores, em especial do Programa Previne Brasil, entre outros.

Voltar ao topo da página