Notícias

Vitória 471 anos: Festival de Mariscada agita a Ilha das Caieiras

Publicada em 08/09/2022, às 17h45

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Brunella França

Com a colaboração de Brunella França


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção responsáveis

Leonardo Silveira
Festival da Mariscada na Ilha das Caieiras
Festival Mariscada na Ilha das Caieiras: as delícias da gastronomia de Vitória acompanhas de programação musical (ampliar)
Leonardo Silveira
Festival da Mariscada na Ilha das Caieiras
De São Paulo, o administrador Carlos Rovaes não perdeu a oportunidade de provar os sabores deliciosos da culinária capixaba (ampliar)

O dia do aniversário de 471 anos de Vitória também foi de festa na Ilha das Caieiras, que sedia o Festival de Mariscada.

O local recebeu as primeiras atrações artísticas do evento, que vai até o próximo domingo (11). O tradicional polo gastronômico de Vitória contou com shows da Banda Brasil Pandeiro e da Banda Movimento.

Além da boa música, o público teve a oportunidade de saborear moqueca capixaba, bobó de camarão, mariscada e casquinha de siri em barracas organizadas, desfrutando de uma paisagem deslumbrante.

O Festival Mariscada teve parabéns para Vitória e para São Pedro, que completa 45 anos

"Convido todas as famílias de Vitória ou que estão aqui na nossa capital a desfrutar do melhor da nossa culinária, da nossa gastronomia. Tem moquecas, pastelzinho de siri, bobó de camarão, tudo com a qualidade da Ilha das Caieiras. Até domingo, com atrações culturais variadas para todas as pessoas apreciarem", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Nicolly Braggio, estudante de Farmácia e atendente na barraca da família no Festival, destacou: "É uma oportunidade muito boa de estar em mais um festival, de conhecer pessoas novas e mostrar pra todo mundo sobre a nossa origem."

Carlos Rovaes, administrador, mora em São Paulo e fez questão de prestigiar o evento. 
"Estou em Vitória a trabalho, e eu vi uma matéria na TV ontem sobre esse evento. Achei interessante o festival gastronômico, vim conhecer. Estou encantado, muito bom. Estou sendo muito bem atendido. Parabéns, Vitória."

Tradicional evento da agenda cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o evento é realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Ilha das Caieiras.

O Festival de Mariscada será realizada todos os dias, das 11h às 18h, no deck  localizado em frente ao Museu Histórico da Ilha das Caieiras, "Manoel Passos Lyrio".

"Nosso objetivo, além de disseminar cultura nos bairros, é promover o empreendedorismo com geração de trabalho e renda com a venda de produtos e serviços da comunidade. A Mariscada acaba por ser um contundente incentivo para que marisqueiras, pescadores, desfiadeiras e restaurantes mantenham viva a tradição gastronômica da região", destacou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

"A Ilha das Caieiras tem um potencial turístico e gastronômico incomparável. E o Festival da Mariscada vem para incentivar os pescadores, marisqueiras, desfiadeiras e restaurantes, para que possam comercializar seus produtos, gerando emprego e renda para toda a região. Estaremos esperando turistas e visitantes de todos os cantos do Espírito Santo e de fora do estado ou país, para celebrarem conosco os 471 anos de Vitória, mostrando umas das regiões mais lindas da cidade." comentou Evandro Figueiredo, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória.

Confira a programação dos dias de Festival:

Sexta-feira - 09/09

12h às 14h - Pedrinho nó na Madeira;

15h às 17h - Denise Pontes.

Sábado - 10/09

12h às 14h - Banda da Guarda Municipal de Vitória;

15h às 17h - Walmir Duque e Meiry Tavares.

Domingo - 11/09

12h às 14h - Édson Mineiro e Goiano;

15h às 17h - Intimidade do Samba.

Leonardo Silveira
Festival da Mariscada na Ilha das Caieiras
O festival segue até domingo, com atrações musicais e o melhor da cozinha típica da nossa cidade (ampliar)
Leonardo Silveira
Festival da Mariscada na Ilha das Caieiras
Nicolly Braggio, moradora da Ilha das Caieiras, tem orgulho das raízes e da história do lugar (ampliar)

Voltar ao topo da página