Imprensa
Violência contra mulher e Direitos Humanos são focos da secretária Nara Borgo
Publicada em
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Cerca de 120 pessoas, entre representantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias, servidores, membros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB/ES) e da sociedade civil, prestigiaram, nesta quarta-feira (18), na Prefeitura de Vitória, a posse solene da advogada Nara Borgo, que passa a comandar a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).
Com forte atuação na área dos Direitos Humanos, Borgo se licenciou da OAB/ES e revelou estar preparada para assumir o novo desafio. "Conheci desde muito cedo os problemas da nossa sociedade. Agora, no Executivo, poderei contribuir de uma forma mais efetiva na implementação de ações e projetos em Direitos Humanos na nossa cidade", disse.
Segundo Nara, a prioridade de sua gestão será a intensificação de ações de enfrentamento à violência contra a mulher, além da implementação de políticas de educação em Direitos Humanos, com vistas a uma sociedade mais justa e igualitária.
"O nosso foco são as famílias que moram, visitam e trabalham na capital. Vamos intensificar as ações de valorização e igualdade de gênero, sem esquecer as políticas de promoção de igualdade racial e para juventude. Todos devemos ter os mesmos direitos, independente de gênero, raça, religião ou orientação sexual. E é dessa maneira que quero contribuir para que o município de Vitória cresça ainda mais em Direitos Humanos", afirmou.
Qualidade na prestação de serviços
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que a chegada de Nara Borgo vai elevar ainda mais a qualidade da prestação de serviços da Prefeitura de Vitória. "Quero agradecer à OAB/ES a generosidade de ceder a Nara Borgo para compor a nossa equipe. O convite foi uma aposta de que podemos avançar ainda mais na área de Direitos Humanos, cumprindo a nossa promessa de campanha de governo que é tornar Vitória uma cidade mais organizada, segura e humana", destacou.
Desafios
O presidente da OAB/ES, Homero Mafra, parabenizou a Prefeitura de Vitória pela escolha e destacou que os desafios da secretária serão grandes. "Nara Borgo levou sua militância em Direitos Humanos para a Ordem e realizou um excelente trabalho na área. Muito se fala em Direitos Humanos, mas, com ela, palavras se tornam gestos concretos. Não tenho dúvidas de que foi uma excelente, grandiosa e oportuna escolha", disse.
Perfil
Nara Borgo nasceu em Vitória, tem 37 anos, é advogada criminalista, vice-presidente licenciada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB/ES) e mestre em Direito.
Já atuou como presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/ES e foi membro representante da OAB/ES no Conselho Estadual de Direitos Humanos. Especializada em Direito Criminal e Direito Penal Econômico pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha), ela dá aula de Direitos Humanos no curso de ensino a distância da Ufes.

