Durante toda esta semana, as equipes da Unidade de Saúde (US) do Bairro da Penha estão promovendo ações de conscientização sobre a tuberculose. Dinâmicas e orientações estão sendo realizadas na sala de espera da US, buscando sensibilizar os munícipes sobre a importância da detecção da doença.
Na última quarta-feira (3), os profissionais foram também para as ruas do bairro orientar moradores e comerciantes sobre os sintomas, os riscos e o tratamento da tuberculose. A ação teve a participação do carro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e de alunos de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
"A população recebeu muito bem nossas ações. Tiramos dúvidas nas ruas e nos comércios e aproveitamos para realizar testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), uma vez que essas infecções podem diminuir a imunidade e deixar o organismo mais desprotegido para a tuberculose", explica o diretor da UE, Lauer Sardemberg.
Por conta do risco de contrair uma bactéria e um vírus tão perigoso como o HIV ao mesmo tempo, 121 pessoas realizaram testes rápidos para IST´s.
Durante a ação, os agentes comunitários de saúde também aprenderam a identificar os sintomas e a detectar precocemente possíveis pacientes.
Como resultado dessas mobilizações, algumas pessoas estão buscando a US para tirar dúvidas ou até mesmo para realizar testes para tuberculose.
Quando e onde procurar ajuda
O principal sintoma da tuberculose é a tosse persistente por mais de três semanas. O teste para diagnóstico e o tratamento são gratuitos e estão disponíveis em todas as 29 unidades de saúde da capital.
O tratamento é longo e dura, no mínimo, seis meses, mas, em 15 dias, o paciente já não transmite o vírus.