Notícias

Turminha do Cmei Padre Giovanni Bartesaghi encerra ciclo com festa especial

Publicada em 08/12/2023, às 17h00

Por Juliana Rodrigues, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Jantar de despedida das turmas do grupo 6 do Cmei Padre Giovanni Bartesaghi
Jantar de despedida das turmas do grupo 6 do Cmei Padre Giovanni Bartesaghi. (ampliar)
Foto Divulgação
Chef Juarez Campos na cozinha do Cmei Padre Giovanni Bartesaghi
Chef Juarez Campos na cozinha do Cmei Padre Giovanni Bartesaghi. (ampliar)

Uma turminha muito animada se arrumou toda para uma ocasião muito especial. É que o início da noite desta quinta-feira (07) foi de festa para as crianças das três turmas do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Giovanni Bartesaghi, na Ilha das Caieiras. Cerca de 70 estudantes da unidade de ensino estão se despedindo da educação infantil e indo para o ensino fundamental no próximo ano. De presente, elas ganharam um jantar preparado pelo renomado chef Juarez Campos.

No cardápio, fusilli com molho branco e molho à bolonhesa. As crianças gostaram tanto que não deixaram nada no prato, e algumas até repetiram! "Estava uma delícia!", concordaram os coleguinhas  Tiago Santos Ferreira, Bernardo Cardoso de Oliveira e Ana Lívia Leandro Bandeira, do 6º ano A matutino.

Apaixonado pelo ambiente escolar e por cozinhar, o chef Juarez Campos ressaltou a satisfação em presentear as crianças com um jantar especial. "Sou professor há mais de 40 anos, então adoro escola, adoro criança e eu sou do interior do Espírito Santo, sou do Alegre, minha mãe foi diretora de escola e eu gosto de conviver com esse ambiente de escola, de criança. Sinceramente, esse é o presente de Natal que eu dou pra mim, fazer a alegria das crianças e com a única coisa que eu sei fazer melhor, que é cozinhar. Eu fico muito emocionado, eu adoro ver essa alegria das crianças e fazer comidinha pra elas é muito bom", disse o chef.

A diretora do Cmei, Cristiane Lima Pacheco, deixou a emoção evidente ao falar sobre a formação e despedida das turmas. Ela ressaltou que cerca de três a quatro turmas se formam anualmente na unidade de ensino, e destacou a gratidão e a tristeza ao dizer adeus para os pequenos. A diretora também compartilhou sobre o projeto de visitas às Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) próximas, que proporciona às crianças uma ideia de como será o próximo passo educacional.

"Ao mesmo tempo que é muito gratificante, é triste dar tchau para eles. E se pra gente é difícil, imagine como é desafiador para eles fazer essa transição. Por isso temos esse projeto de visita às Emefs da redondeza. Nós conseguimos leva-los à Emef Tancredo de Almeida Neves e à Emef Lenir Borlot, pra eles poderem ter uma ideia de como é a estrutura da escola. Eles ficaram empolgados quando foram na Emef Tancredo Neves, eles ficaram numa felicidade, todo mundo queria estudar lá. E é bem legal, porque eles chegam numa escola muito grande, com alunos muito grandes, e aí quando dizemos, você vai vir pra cá, eles acham que eles estão muito grandes também, que eles cresceram. Foi bem interessante levá-los para ter essa experiência", detalhou a diretora.

 A professora de Educação Física Samantha Simoura Carvalho expressou sua alegria em contribuir para o desenvolvimento e o aprendizado das crianças, destacando a construção do movimento como parte crucial desse processo. "É muito gratificante ver como eles estão hoje e como eles iniciaram o ano", disse.

A festividade marcou não apenas o encerramento de um ciclo, mas também a celebração do aprendizado e do crescimento das crianças, evidenciando o impacto positivo de diferentes profissionais na trajetória educacional delas.

A gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Fernanda Vilela, fez questão de prestigiar a noite de alegria das crianças no Cmei Padre Giovanni Bartesaghi. Para ela, observar o espaço organizado com imenso zelo pela equipe, o cuidado nos detalhes para que a noite fosse especial e também perceber toda expectativa e encantamento das crianças na espera pelo jantar foi emocionante.

"Sem dúvida esse dia ficará marcado na vida de muitas crianças, afinal, foi repleto de encantamento e fruto de um projeto com percurso riquíssimo. Um ano cheio de experimentações. Também se tornou especial por marcar a ida para o Ensino Fundamental, afinal, foi uma das ações oportunizadas pelo Cmei para dialogar sobre essa transição. Muitas crianças me contaram sobre a expectativa e ficou perceptível que diferentes ações foram planejadas nesse percurso e aconteceram boas conversas sobre esse momento", comentou a gestora.

Foto Divulgação
Chef Juarez preparou um jantar especial para as turmas do Cmei Padre Giovanni que estão se formando
Chef Juarez preparou um jantar especial para as turmas do Cmei Padre Giovanni que estão se formando. (ampliar)
Foto Divulgação
O jantar estava tão gostoso que algumas crianças não deixaram nada no prato
O jantar estava tão gostoso que algumas crianças não deixaram nada no prato. (ampliar)

Voltar ao topo da página