Notícias
Turminha do Cmei Padre Giovanni Bartesaghi encerra ciclo com festa especial
Publicada em 08/12/2023, às 17h00
Por Juliana Rodrigues, com edição de Andreza Lopes
Uma turminha muito animada se arrumou toda para uma ocasião muito especial. É que o início da noite desta quinta-feira (07) foi de festa para as crianças das três turmas do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Giovanni Bartesaghi, na Ilha das Caieiras. Cerca de 70 estudantes da unidade de ensino estão se despedindo da educação infantil e indo para o ensino fundamental no próximo ano. De presente, elas ganharam um jantar preparado pelo renomado chef Juarez Campos.
No cardápio, fusilli com molho branco e molho à bolonhesa. As crianças gostaram tanto que não deixaram nada no prato, e algumas até repetiram! "Estava uma delícia!", concordaram os coleguinhas Tiago Santos Ferreira, Bernardo Cardoso de Oliveira e Ana Lívia Leandro Bandeira, do 6º ano A matutino.
Apaixonado pelo ambiente escolar e por cozinhar, o chef Juarez Campos ressaltou a satisfação em presentear as crianças com um jantar especial. "Sou professor há mais de 40 anos, então adoro escola, adoro criança e eu sou do interior do Espírito Santo, sou do Alegre, minha mãe foi diretora de escola e eu gosto de conviver com esse ambiente de escola, de criança. Sinceramente, esse é o presente de Natal que eu dou pra mim, fazer a alegria das crianças e com a única coisa que eu sei fazer melhor, que é cozinhar. Eu fico muito emocionado, eu adoro ver essa alegria das crianças e fazer comidinha pra elas é muito bom", disse o chef.
A diretora do Cmei, Cristiane Lima Pacheco, deixou a emoção evidente ao falar sobre a formação e despedida das turmas. Ela ressaltou que cerca de três a quatro turmas se formam anualmente na unidade de ensino, e destacou a gratidão e a tristeza ao dizer adeus para os pequenos. A diretora também compartilhou sobre o projeto de visitas às Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) próximas, que proporciona às crianças uma ideia de como será o próximo passo educacional.
"Ao mesmo tempo que é muito gratificante, é triste dar tchau para eles. E se pra gente é difícil, imagine como é desafiador para eles fazer essa transição. Por isso temos esse projeto de visita às Emefs da redondeza. Nós conseguimos leva-los à Emef Tancredo de Almeida Neves e à Emef Lenir Borlot, pra eles poderem ter uma ideia de como é a estrutura da escola. Eles ficaram empolgados quando foram na Emef Tancredo Neves, eles ficaram numa felicidade, todo mundo queria estudar lá. E é bem legal, porque eles chegam numa escola muito grande, com alunos muito grandes, e aí quando dizemos, você vai vir pra cá, eles acham que eles estão muito grandes também, que eles cresceram. Foi bem interessante levá-los para ter essa experiência", detalhou a diretora.
A professora de Educação Física Samantha Simoura Carvalho expressou sua alegria em contribuir para o desenvolvimento e o aprendizado das crianças, destacando a construção do movimento como parte crucial desse processo. "É muito gratificante ver como eles estão hoje e como eles iniciaram o ano", disse.
A festividade marcou não apenas o encerramento de um ciclo, mas também a celebração do aprendizado e do crescimento das crianças, evidenciando o impacto positivo de diferentes profissionais na trajetória educacional delas.
A gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Fernanda Vilela, fez questão de prestigiar a noite de alegria das crianças no Cmei Padre Giovanni Bartesaghi. Para ela, observar o espaço organizado com imenso zelo pela equipe, o cuidado nos detalhes para que a noite fosse especial e também perceber toda expectativa e encantamento das crianças na espera pelo jantar foi emocionante.
"Sem dúvida esse dia ficará marcado na vida de muitas crianças, afinal, foi repleto de encantamento e fruto de um projeto com percurso riquíssimo. Um ano cheio de experimentações. Também se tornou especial por marcar a ida para o Ensino Fundamental, afinal, foi uma das ações oportunizadas pelo Cmei para dialogar sobre essa transição. Muitas crianças me contaram sobre a expectativa e ficou perceptível que diferentes ações foram planejadas nesse percurso e aconteceram boas conversas sobre esse momento", comentou a gestora.