A temporada 2011/2012 de cruzeiros marítimos terá início no dia 28 de dezembro com a chegada do transatlântico Grand Holiday
A temporada 2011/2012 de cruzeiros marítimos terá início no dia 28 de dezembro com a chegada do transatlântico Grand Holiday, da Ibero, ao meio-dia, no porto de Vitória.
O navio trará 1.860 passageiros e 615 tripulantes. No dia seguinte (29), é a vez do Zenith trazer 1.800 passageiros e 620 tripulantes e chegar às 8 horas, também no terminal portuário.
Uma estrutura especial será preparada no Armazém 5 pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
No espaço serão construídos banheiros e lanchonetes que servirão ao conforto e comodidade dos passageiros.
Técnicos da Semtur atenderão os turistas prestando informações e distribuindo material promocional. Guardas comunitários e agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança darão suporte, controlando o fluxo de veículos e orientando os pedestres nas faixas de segurança. Operadores, guias de turismo e agentes marítimos também terão estrutura apropriada para fazer o atendimento aos turistas.
Escalas
No total, até abril de 2012, quatro navios farão 15 escalas em Vitória. As embarcações trarão à capital 26.300 passageiros e 7.828 tripulantes. A primeira parada no próximo ano será, novamente, do Grand Holiday, no dia 5 de janeiro (quinta-feira).
Nesta temporada, em média, a cada escala, 600 pessoas deverão embarcar pelo porto. Muitas procedentes de outras cidades e Estados partindo de Vitória pela comodidade de embarcar pela cidade. Com a permanência na capital antes da partida, estes turistas consomem e utilizam os equipamentos locais, inclusive, quando retornam do cruzeiro.
No dia 17 de fevereiro, o MS Prinsendan, navio com bandeira internacional, aportará em Vitória trazendo 758 passageiros e 443 tripulantes. Durante as escalas uma empresa especializada fará uma pesquisa para identificar o perfil e a expectativa dos turistas no porto.
Roteiros turísticos
Marcos Salles
O terminal de passageiros, estruturado no Armazém 5 do porto de Vitória, estará adequado para atender os passageiros
Aos passageiros dos navios serão ofertados, ainda a bordo, roteiros de Vitória, como o manguezal, o Centro Histórico, a praia de Camburi, as Paneleiras de Goiabeiras, que agora contam com um novo galpão, e o parque da Fonte Grande. Os passageiros poderão utilizar ônibus que fazem city tour, táxi ou o transporte coletivo.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Antônio Bispo, a expectativa é que os passageiros encontrem uma cidade hospitaleira e bem estruturada.
O terminal de passageiros, estruturado no Armazém 5 do porto de Vitória, lembrou Bispo, estará adequado para atender os passageiros que terão algumas horas para passear e conhecer os atrativos turísticos locais.
"Assim como os passageiros, nós também temos muita expectativa, pois haverá grande movimentação e é orgulho para todos nós que turistas de lugares tão diversos conheçam nossa bela cidade e depois a divulguem e retornem", comemorou o secretário.