O parque da Fonte Grande fica situado no maciço central da Ilha de Vitória
Vinte guias de turismo receberam informações importantes sobre aspectos característicos do Parque da Fonte Grande, na manhã desta segunda-feira (26). Este também é um dos atrativos turísticos escolhidos para visitação pelos passageiros que chegam nos navios de cruzeiro.
Os profissionais foram orientados sobre o atendimento aos turistas com destaque para questões ambientais, as trilhas interpretativas utilizadas durante as visitas, as condições aos acessos aos mirantes e as características geomorfológicas do parque.
E ainda sua história e infraestrutura, o tempo que os guias de turismo têm para apresentar a área de lazer, a composição e aspectos legais das trilhas e educação ambiental. O primeiro transatlântico chega ao porto de Vitória, nesta quarta-feira (28), ao meio-dia.
Segundo o subsecretário municipal de Turismo de Vitória, Leandro Tononi, os passageiros serão guiados pelo parque e orientados pelos técnicos das secretarias municipais de Turismo (Semtur) e Meio Ambiente (Semmam). Ele explicou que o tempo de visitação é restrito, o que exige uma dinâmica especial na recepção dos visitantes, pois é um espaço natural delicado e de contemplação.
Diferencial
O coordenador de Infraestrutura Turística da Secretaria Municipal de Turismo, Ubirajara Nascimento, disse que o grupo recebeu um quantidade de informação considerável e que servirá no dia a dia dos profissionais. "Foram informações fundamentais repassadas por gestores comprometidos e experientes que servirão como diferencial no contato direto com o turista, não somente aqueles que chegam em navios cruzeiros, mas também outros interessados em conhecer detalhes da cidade", destacou Nascimento.
Mata Atlântica
O parque da Fonte Grande fica situado no maciço central da Ilha de Vitória e sua natureza contrasta com a agitação da metrópole. É a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica. O relevo é acidentado e inclui vales e pontões.
O ponto culminante, que também é o de Vitória, atinge 309 metros. Com localização e paisagens privilegiadas, a região tem mirantes naturais, que proporcionam múltiplas visões de Vitória e de seu entorno. No alto do Morro da Fonte Grande, mas fora da unidade de conservação, existem as torres de rádio e televisão. O acesso ao parque se dá pela rodovia Serafim Derenzi.