Peça teatral Para Sempre Rapunzel, apresentada no auditório da PMV. (ampliar)
Um clássico da literatura infantil tomou o palco do auditório da PMV, nesta quarta-feira (04). A atividade "Viver o Livro ao Vivo e em Cores", promovida pelo programa Viagem pela Literatura, apresentou a peça teatral "Para Sempre Rapunzel", encenada pelo Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira.
Adaptada de clássicos da literatura, "Para Sempre Rapunzel" reinventou o conto da jovem presa em uma torre. A narrativa encantou o público ao mostrar a trajetória de Rapunzel desde sua infância isolada, com livros e uma ratinha como companhia, até o romance com um príncipe e os desafios enfrentados para que o amor triunfasse.
Literatura para todos
O programa Viagem pela Literatura, responsável pelo evento, celebra os resultados alcançados ao longo de 2024. Segundo Elizete Caser, bibliotecária e coordenadora da iniciativa, mais de 9 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos participaram das 153 atividades promovidas durante o ano. Entre elas, destacaram-se contações de histórias, saraus poéticos, encontros com escritores, oficinas de poesia slam e artes, além das tradicionais peças teatrais como "Para Sempre Rapunzel".
Marcos Salles
Peça teatral Para Sempre Rapunzel, apresentada no auditório da PMV. (ampliar)
"Acreditamos que o trabalho realizado ao longo do ano contribuiu para aumentar o número de leitores e estimular o prazer pela leitura", afirmou Elizete. As atividades do programa foram pensadas para públicos diversos, incluindo comunidades escolares, centros culturais e instituições sociais.
Um convite à imaginação
A atividade "Viver o Livro ao Vivo e em Cores" atraiu crianças, adolescentes e adultos de diferentes bairros da capital, reforçando o papel transformador da literatura e do teatro na formação cultural. Com entrada gratuita e por agendamento, para os alunos de Vitória, o evento promoveu a integração entre arte e leitura de forma lúdica e educativa, celebrando o encantamento dos clássicos literários com adaptações cheias de emoção.