Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Teatro de Rua é destaque no 5º Festival de Teatro de Vitória

Publicada em

Por Janete Carvalho, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques


Sérgio Cardoso
Festival nacional de teatro de 2008_ Peça : A paixão e a sina de Mateus e Catarina
No ano passado as apresentações de rua foram sucesso de público

A peça Histórias para serem contadas, de São Paulo, vai ser uma das apresentações de rua do 5º Festival Nacional de Teatro da cidade de Vitória. A apresentação está marcada para às 12 horas, do dia 14 de outubro, na praça Costa Pereira. O festival será realizado de 13 a 20 de outubro, e contará com o total de 23 espetáculos, entre montagens locais, de outros Estados e de Cuba. Com direção de Hugo Villavicenzio, a peça da Companhia Pombas Urbanas, de 70 minutos, vai movimentar também a Vila Rubim, no dia 15 de outubro, às 12h.

Ao todo serão apresentados ao público capixaba nove peças de teatro de rua. O espetáculo que vai abrir o Festival, na praça Costa Pereira, no dia 13 de outubro, às 12 horas, ainda será definido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), até o final de setembro.

As outras peças nacionais, já inscritas e programadas são: As Grandes Lonas do Céu (Companhia Candongas); O mundo tá virado, tá que vou ou não vai, uma banda pendurada a outra em breve cai, (Companhia Imbuaça); O Giro da Criatura (Grupo Olho da Rua); Comédia Del'Acre (Companhia Visse-Versa de Ação Cênica, do Acre).

Sérgio Cardoso
Festival nacional de teatro de 2008_ Peça : Memória tá na rua
Ao todo serão apresentados ao público capixaba nove peças de teatro de rua.

Jogo da vida

Um grupo de atores vai de cidade em cidade. Toca e canta de praça em praça, representando o jogo da vida. Numa linguagem vibrante, eles contam histórias incríveis de pessoas comuns. Falam de um homem que virou cachorro e do camelô que ganhava a vida no grito e morria de dor de dente.

Com humor e violência, as histórias revelam situações absurdas criadas na luta pela sobrevivência que pipocam e desaparecem. A rua, hoje palco do espetáculo, é o cenário cotidiano destas tragédias, comédias e dramas urbanos que muitos não querem ver.

Com texto do dramaturgo argentino Oswaldo Dragún, escrito em 1957, e direção de Hugo Villavicenzio, Histórias Para Serem Contadas revela situações absurdas repletas de humor e violência em torno da luta pela sobrevivência diária numa metrópole como São Paulo.

O espetáculo provoca reflexão sobre situações enfrentadas em uma dura realidade em busca da sobrevivência. A peça fala sobre homens e mulheres do mundo moderno, que muitas vezes se deparam com o desamparo, a falta de opções e a perda do direito de serem sujeitos de seu próprio destino.

Retomada

O espetáculo Histórias Para Serem Contadas, simboliza a retomada da produção da Companhia Pombs Urbanas. Teve sua estréia em 2007, realizando uma temporada de trinta apresentações itinerantes nas ruas e praças da cidade de São Paulo.

A pesquisa para a montagem feita pelo grupo Pombas Urbanas se baseou no território humano do bairro Cidade Tiradentes e da zona leste de São Paulo. Através das histórias de dois diferentes trabalhadores o espetáculo coloca em cena situações reais que chegam a parecer absurdas na constante busca pela sobrevivência.

Ficha Técnica do Espetáculo

ELENCO
Adriano Mauriz Camelô
Paulo Carvalho Júnior Dentista
Juliana Flory Lúcia/ Cidinha
Marcelo Palmares Homem-Cachorro
Ricardo Big Coro
Natali Santos Coro

MONTAGEM
Direção: Hugo Villavicencio
Assistente de Direção: Paulo Carvalho Júnior
Direção Musical: Marcelo Ribeiro
Cenógrafo e figurinista: Márcio Tadeu
Sonoplasta: Ellen Regina de Almeida Rio Branco
Artista Gráfico: Diego Rojas
Contra-regra: Paulo Maia
Contra-regra Marcos Khaju
Produção executiva: Cláudio Pavão

Confira a programação completa de Teatro de Rua do 5º Festival Nacional de Vitória