Teatro de Rua é destaque no 5º Festival de Teatro de Vitória
Publicada em
Por Janete Carvalho, com edição de Rafael da Silva Paes Henriques
Sérgio Cardoso
No ano passado as apresentações de rua foram sucesso de público
A peça Histórias para serem contadas, de São Paulo, vai ser uma das apresentações de rua do 5º Festival Nacional de Teatro da cidade de Vitória. A apresentação está marcada para às 12 horas, do dia 14 de outubro, na praça Costa Pereira. O festival será realizado de 13 a 20 de outubro, e contará com o total de 23 espetáculos, entre montagens locais, de outros Estados e de Cuba. Com direção de Hugo Villavicenzio, a peça da Companhia Pombas Urbanas, de 70 minutos, vai movimentar também a Vila Rubim, no dia 15 de outubro, às 12h.
Ao todo serão apresentados ao público capixaba nove peças de teatro de rua. O espetáculo que vai abrir o Festival, na praça Costa Pereira, no dia 13 de outubro, às 12 horas, ainda será definido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), até o final de setembro.
As outras peças nacionais, já inscritas e programadas são: As Grandes Lonas do Céu (Companhia Candongas); O mundo tá virado, tá que vou ou não vai, uma banda pendurada a outra em breve cai, (Companhia Imbuaça); O Giro da Criatura (Grupo Olho da Rua); Comédia Del'Acre (Companhia Visse-Versa de Ação Cênica, do Acre).
Sérgio Cardoso
Ao todo serão apresentados ao público capixaba nove peças de teatro de rua.
Jogo da vida
Um grupo de atores vai de cidade em cidade. Toca e canta de praça em praça, representando o jogo da vida. Numa linguagem vibrante, eles contam histórias incríveis de pessoas comuns. Falam de um homem que virou cachorro e do camelô que ganhava a vida no grito e morria de dor de dente.
Com humor e violência, as histórias revelam situações absurdas criadas na luta pela sobrevivência que pipocam e desaparecem. A rua, hoje palco do espetáculo, é o cenário cotidiano destas tragédias, comédias e dramas urbanos que muitos não querem ver.
Com texto do dramaturgo argentino Oswaldo Dragún, escrito em 1957, e direção de Hugo Villavicenzio, Histórias Para Serem Contadas revela situações absurdas repletas de humor e violência em torno da luta pela sobrevivência diária numa metrópole como São Paulo.
O espetáculo provoca reflexão sobre situações enfrentadas em uma dura realidade em busca da sobrevivência. A peça fala sobre homens e mulheres do mundo moderno, que muitas vezes se deparam com o desamparo, a falta de opções e a perda do direito de serem sujeitos de seu próprio destino.
Retomada
O espetáculo Histórias Para Serem Contadas, simboliza a retomada da produção da Companhia Pombs Urbanas. Teve sua estréia em 2007, realizando uma temporada de trinta apresentações itinerantes nas ruas e praças da cidade de São Paulo.
A pesquisa para a montagem feita pelo grupo Pombas Urbanas se baseou no território humano do bairro Cidade Tiradentes e da zona leste de São Paulo. Através das histórias de dois diferentes trabalhadores o espetáculo coloca em cena situações reais que chegam a parecer absurdas na constante busca pela sobrevivência.
MONTAGEM
Direção: Hugo Villavicencio
Assistente de Direção: Paulo Carvalho Júnior
Direção Musical: Marcelo Ribeiro
Cenógrafo e figurinista: Márcio Tadeu
Sonoplasta: Ellen Regina de Almeida Rio Branco
Artista Gráfico: Diego Rojas
Contra-regra: Paulo Maia
Contra-regra Marcos Khaju
Produção executiva: Cláudio Pavão