Tancredão foi a primeira grande praça pública de esportes de Vitória
Publicada em | Atualizada em
Por Janete Carvalho, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Mateus Thebaldi
Divulgação internet
Relógio do Sol no antigo parque Tancredão, que se tornou referência como patrimônio público da capital
Após a complementação dos aterros com dragagem do canal entre a Ilha do Príncipe e a ilha de Vitória, na década de 70, quando as duas foram integradas, o parque Tancredão foi projetado pelo arquiteto capixaba Carlos Alberto Vivacqua Campos.
O espaço foi inaugurado em de 30 de abril de 1986 como a primeira grande praça pública de esportes de Vitória, tornando-se referência como patrimônio público da capital. O local é, ainda, uma homenagem ao ex-presidente mineiro Tancredo de Almeida Neves, eleito após o regime militar.
À época, o governo do Estado construiu o Tancredão sobre antigos terrenos de marinha em uma área de 57 mil m². A região abrigava uma grande parte de mangue em forma de ponta de lança, seguindo a direção predominante das correntes de água do canal da baía de Vitória.
Os equipamentos de esportes e lazer eram distribuídos de maneira harmoniosa sobre a sua forma triangular. Trilhas sinuosas pavimentadas cortavam o parque, entre coqueiros e gramados, levando a um anfiteatro em forma circular, a um relógio de sol de concreto e a equipamentos para lazer infantil, como a serpente marinha.
Após a inauguração, realizada pelo então governador Gerson Camata, o parque foi repassado ao município de Vitória na administração do prefeito Hermes Laranja (de 1986 a 1989). Em 2004, o parque passou por uma ampla reforma.
Além de ser cercado totalmente, ele ganhou guaritas de segurança e regime de vigilância 24 horas. Foram remodeladas as áreas de esportes, com novos vestiários e apoio administrativo, e instalados alambrados nas quadras esportivas. Todos os equipamentos foram pintados e novos brinquedos foram instalados no playground.
Imagem Internet
O parque Tancredão é uma homenagem ao ex-presidente mineiro Tancredo de Almeida Neves, eleito após o regime militar
Novo Tancredão
O atual projeto de remodelação e reforma do parque Tancredão é do arquiteto paulista Francisco Spadoni e foi selecionado por meio de concurso público, feito em 2006, pela Prefeitura de Vitória, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
O parque foi definido a partir de setores para recreação e esportes, com lugares de lazer abertos à população e todos os equipamentos para a prática de esportes e competições, segundo o memorial do empreendimento.
O novo parque Tancredo Neves, que, na realidade, transformou-se em um Centro Esportivo, tem uma área de 52.764,54 m² para uso recreativo, esportivo e contemplativo.