Notícias
Sou da Ilha: Unidade de Saúde de Consolação entrega kits para gestantes
Publicada em 25/10/2024, às 16h00 | Atualizada em 25/10/2024, às 16h00
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Danilo Ascaciba
As futuras mamães atendidas na Unidade de Saúde de Consolação receberam, na tarde desta quinta-feira (24), os kits do Programa Sou da Ilha. Durante o encontro,elas conversaram sobre a importância dos cuidados na gestação e os exames que compõem o pré-natal, como tipagem sanguínea, exames de urina e ultrassonografias, além de compartilharem experiências sobre gravidez e maternidade.
Entre as participantes, estava Bruna Ferreira Marques, 26 anos, grávida pela segunda vez, que destacou o impacto positivo do grupo. "Nessa segunda gravidez eu tive mais acompanhamento, por causa do curso, diferente da primeira vez. Agora eu já me sinto mais preparada", contou Bruna.
A mamãe de segunda viagem também falou sobre o período de resguardo, após o parto, e a importância do suporte recebido na UBS. "Quando meu primeiro filho nasceu, o começo foi difícil, mesmo com o pai da criança presente, porque sempre sobra mais para a mãe. Felizmente, quando eu vinha às consultas, as meninas da Unidade sempre me ajudavam", revelou.
Com a experiência mais tranquila da segunda gestação, Bruna reforçou os aprendizados específicos que fizeram a diferença: "Dessa vez, aprendi a limpar o umbigo do bebê algo que me causava muito medo na primeira gravidez. Também descobri sobre a possibilidade de fazer laqueadura ou colocar o DIU após o parto, algo que não sabia antes".
A médica da UBS e facilitadora do grupo, Sirlene Barbosa, explicou a importância das sessões com o Grupo de Gestantes, especialmente para as mães de primeira viagem. "O mais importante é a conscientização, o apoio, essa rede que a gente cria aqui, que muitas vezes elas não têm lá fora. Aqui elas encontram pessoas que estão passando pela mesma situação, o que lá fora talvez não tivessem a oportunidade de abordar ou ouvir", afirmou. Ela também enfatizou que, mesmo com o avanço da internet, muitas mulheres ainda não têm acesso à informação, e o grupo se torna um espaço essencial para essa troca.
Sirlene também compartilhou sua própria experiência como participante do curso. "Eu sou uma mulher que passou pelo curso de gestante aqui. A diferença é enorme. As mulheres que não têm acompanhamento, seja de pré-natal, de rede de apoio ou de um curso como esse, são mais tímidas. Quando o conhecimento abre nossa mente, abre também um campo de visão melhor", disse. Para ela, esse preparo faz toda a diferença no desenvolvimento das mães e no cuidado com o bebê.
Dessa forma, ao acompanhar os Grupos de Gestantes, as futuras mamães de Consolação têm encontrado apoio, orientação e trocas de experiências fundamentais para uma gestação mais segura e informada.
Programa Sou da Ilha
Criado com o intuito de melhorar a adesão ao pré-natal, o Programa Municipal Sou da Ilha é uma importante estratégia da Secretaria de Saúde de Vitória.
Pelo Programa, as gestantes residentes de Vitória precisam realizar seis consultas de pré-natal, atendimento odontológico e manter seu cartão de vacinação atualizado para receber um kit contendo itens de higiene, de vestuário, como manta, toalha de banho infantil, meia, bolsa maternidade e também fralda descartável. A referência técnica em Saúde Materno-infantil, Juliana Schade, falou sobre o grupo "Essa é uma importante estratégia para a redução da mortalidade do materno infantil e também para garantir o início de vida seguro para o bebê".