Site sobre Educação Especial para estudantes com altas habilidades de cara nova
Publicada em
Por Brunella França, com edição de SEGOV/SUB-COM
Divulgação Seme
Site dá maior visibilidade às ações pedagógicas desenvolvidas na área da superdotação (ampliar)
Estudantes com altas habilidades/superdotação são aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
Em Vitória, a rede municipal de ensino atende 141 estudantes com altas habilidades. São sete escolas de referência para atividades no contraturno escolar, com propostas de enriquecimento curricular no atendimento educacional especializado no desenvolvimento de projetos de estudos curriculares específicos nas áreas de interesse desses estudantes, identificadas por professores de sala e professores especializados.
"O principal desafio é torná-los visíveis e reconhecê-los no seu grupo social, em sala de aula, contribuindo de forma mais significativa com trocas e aprendizagens na escola", destacou Maria Amélia Barcellos Fraga, que é assessora da Educação Especial da Secretaria de Educação de Vitória (Seme).
Nesta terça-feira (10), em alusão ao Dia Internacional da Superdotação e com o objetivo de dar maior visibilidade às ações pedagógicas desenvolvidas na área, a Seme apresenta a versão atualizada do site “Altas Habilidades”, que pode ser acessado aqui.
No espaço virtual, há informações sobre o enriquecimento curricular realizado com estudantes na área de altas habilidades/superdotação nas unidades de Ensino Fundamental da rede de Vitória. Em cada seção, o visitante tem acesso às produções dos estudantes nos contextos escolares, além de referências sobre o trabalho pedagógico, eventos, criatividade e um acervo na biblioteca.
Escolas de referência
Carlos Antolini
Emef Álvaro de Castro Mattos é uma das unidades da rede municipal de ensino que atendem alunos com altas habilidades
Para possibilitar as trocas entre os pares e desenvolver grupos de interesse nas áreas de conhecimento do currículo escolar, os estudantes do Ensino Fundamental identificados com altas habilidades e/ou superdotação participam do enriquecimento no contraturno escolar em sete Escolas Municipais de Ensino Fundamental, localizadas em diferentes bairros da cidade.
São elas: Emef Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha; Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio; Emef Castelo Branco, na Ilha do Príncipe; Emef Maria José Costa Moraes, em São José; Emef Maria Madalena Oliveira Domingues, em Jardim Camburi; Emef Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria; e Emef Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D’Arc.
A data
No dia 10 de agosto, celebra-se o Dia Internacional da Superdotação. A data foi definida em 2011, a partir de um evento promovido pelo Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas (World Council for Gifted and Talented Children), no intuito de conhecer e disseminar informações sobre o tema, bem como fomentar outras pesquisas.
No Brasil, o tema ganhou maior visibilidade no campo educacional com a chegada da psicóloga Russa, Helena Antipoff, em meados do século XX.
Desde então, com o fortalecimento dos movimentos sociais e de normativas nacionais, estados e municípios vêm desenvolvendo políticas de formação de professores, identificação e atendimento a estudantes com altas habilidades/superdotação em contextos escolares, como garantia do direito assegurado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (PNEE), assim como aos estudantes com deficiência, surdos, cegos e autistas.