Notícias

Setembro Verde: encontro de estudantes surdos promove diversão e aprendizado

Publicada em 28/09/2022, às 15h10

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Encontro dos Estudantes Surdos
Luis Oliveira
Encontro dos Estudantes Surdos

Inclusão, respeito e cidadania são os eixos norteadores da programação do Setembro Verde, realizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, localizada em Maruípe, em homenagem à luta pela inclusão da pessoa com deficiência. Nesta quarta-feira (28), a escola promove nos turnos matutino e vespertino o "Encontro dos estudantes surdos matriculados na rede pública de ensino de Vitória".

Gincana de cores com brincadeiras e muita diversão; peça teatral realizada pelos próprios estudantes estimulando o protagonismo; olimpíadas de matemática e português e uma palestra com a equipe de Futsal Feminina da Federação Desportiva dos Surdos do Estado do Espírito Santo (FDSES) foram as atividades do dia.

O encontro envolveu os 48 estudantes surdos matriculados na rede municipal de ensino, professores bilíngues, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e professores de Libras que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e Emef, com o objetivo de proporcionar interação e troca de experiências entre os pares.

"O intuito do encontro é uma forma de sinalizar a importância de a pessoa surda estar com seus pares linguísticos, ampliando suas experiências e respeitando sua identidade surda", destacou a coordenadora de Educação Especial da Seme, Carla Gagno.

Luis Oliveira
Encontro dos Estudantes Surdos
Luis Oliveira
Encontro dos Estudantes Surdos

Participação

Pedro Henrick Almeida, estudante do 9º ano da Emef Ceciliano Abel de Almeida, que fica no Itararé, é surdo e, utilizando a Língua Brasileira de Sinais, contou que aproveitou o encontro ao máximo. "Eu gostei muito! Bem bacana as brincadeiras, e a escola aqui também é bem bonita e receptiva. Sempre é bom encontrar os amigos, professores e professoras", disse.

Da mesma turma, o estudante Kauã Ramos contou que entre as brincadeiras e dinâmicas do dia, aproveitou para praticar Libras. "As brincadeiras foram bem divertidas, gostei bastante. É bom para encontrar os amigos e ainda podemos praticar Libras", ressaltou.

Para o professor da dupla, Davi Queiroz, que também atua na Emef Ceciliano Abel de Almeida, os encontros entre os pares são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. "É muito legal essa interação entre eles, as brincadeiras, as trocas linguísticas, o contato visual. São aspectos importantes para possibilitar o desenvolvimento pleno desses estudantes", destacou.

Luis Oliveira
Encontro dos Estudantes Surdos
Luis Oliveira
Encontro dos Estudantes Surdos

Voltar ao topo da página