Os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social de Vitória voltados ao atendimento de crianças e adolescentes serão apresentados em um evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES), que abordará o tema "ECA em Essência: Acolher é Proteger - O Papel da Família Acolhedora no Sistema de Garantias". O encontro será realizado no próximo dia 28, a partir das 18h, no auditório do Centro Jurídico, em Vila Velha.
A coordenadora dos Acolhimentos de Crianças e Adolescentes, Alessandra Aparecida Mendes Facundes, será a responsável por apresentar os serviços em execução no município, com destaque para o Serviço Família Acolhedora (SFA), voltado a crianças e adolescentes afastados de seus lares por medida de proteção.
Alessandra também conduzirá um grupo de estudos promovido pela OAB-ES como parte das ações voltadas à promoção dos direitos da infância e juventude. A proposta é refletir sobre a importância do acolhimento familiar como medida protetiva que respeita a dignidade, a afetividade e o melhor interesse da criança e do adolescente.
Família Acolhedora
O Serviço Família Acolhedora (SFA) é destinado a crianças e adolescentes afastados de seus lares por medida de proteção. Quando a família de origem se encontra fragilizada para cuidar e proteger, em vez de serem encaminhados ao acolhimento institucional, eles passam a residir temporariamente com uma família previamente cadastrada, até que a equipe técnica do serviço, em conjunto com a Justiça, realize os encaminhamentos necessários para o retorno ao lar de origem ou, em alguns casos, para a adoção.
Podem se tornar famílias acolhedoras pessoas com mais de 25 anos, residentes no município de Vitória, dispostas a oferecer cuidado, afeto e proteção. O acolhimento é temporário e voluntário, formalizado por meio de um Termo de Guarda Provisória emitido pela autoridade judiciária à família cadastrada e capacitada para a função.
O serviço atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos incompletos, sempre por determinação judicial e quando esgotadas todas as possibilidades de permanência na família de origem. Durante o período de acolhimento, cabe à família acolhedora garantir cuidados de saúde, educação, alimentação e proteção, além de oferecer afeto e estabilidade emocional.
Para conhecer mais sobre o Serviço Família Acolhedora Vitória, acesse o link aqui ou entre em contato pelos telefones (27) 98141-0281 ou (27) 2142-8121.