O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) promove, no próximo dia 19 de setembro (sexta-feira), o IX Seminário Projeto de Vida: Uma construção permanente. O evento será realizado no Clube Álvares Cabral, a partir das 14 horas.
O Seminário vai contar com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho-ES, da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe-ES), da Associação Capixaba Paraolímpica de Desporto (ACPD), técnicos que prestam capacitação e empresas que contratam pessoas com deficiência.
De acordo com a secretária executiva do Comped Jacqueline Ferreira, o Seminário tem por objetivo evidenciar a importância da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, garantindo aos trabalhadores com deficiência um ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, combatendo o capacitismo, desconstruindo preconceitos enraizados na sociedade, eliminando as barreiras atitudinais que dificultam o bem-estar das pessoas com deficiência.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, enfatizou a importância do tema para promover autonomia, dignidade e inclusão das pessoas com deficiência. "Precisamos atuar incansavelmente para dar oportunidades a essas pessoas para que possam definir seus próprios objetivos, incentivando e apoiando para que possam desenvolver suas potencialidades", comentou.
Soraya frisou que o Seminário é mais uma oportunidade do combate ao capacitismo, valorização das capacidades individuais e a garantia do direito das pessoas deficiência serem protagonistas de suas próprias histórias.