Seminário Introdução ao BPM e modelagem de processo com BPMN 2.0. (ampliar)
Na tarde desta quarta-feira (5), ocorreu o Seminário de Business Process Management (BPM) e Modelagem de Processo com BPMN 2.0, no auditório do Palácio Municipal de Vitória.
Em parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM), a Escola de Governo de Vitória (EGV) promoveu no período de 31 de agosto a 23 de setembro o Curso BPM e Modelagem de Processos com BPMN 2.0. Durante o período, foram capacitados 58 servidores da Prefeitura de Vitória, do Ipamv e da CDTIV.
Os resultados iniciais da capacitação foram mostrados, com a apresentação dos trabalhos (modelagem de processos) realizados pelos servidores.
Gabriel Werneck
Seminário Introdução ao BPM e modelagem de processo com BPMN 2.0. (ampliar)
"A capacitação tem muita importância e trouxe novo entendimento. No caso do PAD, vimos que é possível otimizar e reduzir tempo desnecessário de tramitação. Podemos eliminar andamento desnecessário e trazer ainda mais celeridade. Sinto que estou apto a multiplicar o conhecimento na Procuradoria", disse o corregedor, Maxuel Teixeira Januário.
O facilitador da formação, Marco Túlio Perdigão Mendes, chamou atenção para o atendimento à população. "O ideal é que as equipes estejam motivadas e comprometidas, com processos definidos, documentados e seguidos. Temos sempre que lembrar que a população é o nosso cliente. E devemos manter nosso cliente satisfeito. Vamos multiplicar o que vimos nesse curso".
Para o secretário da Controladoria Geral do Município, Denis Penedo Prates, o objetivo do curso foi atingido. "Nessa tarde, ouvimos que há vontade de melhorar o município para o publico interno e externo. O objetivo da capacitação foi atingido".
Gabriel Werneck
Seminário Introdução ao BPM e modelagem de processo com BPMN 2.0. (ampliar)
O termo BPM é a abreviação do termo em inglês Business Process Management, que significa, em português, Gerenciamento de Processos de Negócio. Consiste na reunião de práticas de gestão que tem por intuito analisar e melhorar os processos executados em uma instituição/negócio, tendo como princípio a sistematização e implantação de procedimentos viáveis, padronizados e possíveis de serem mensurados.
Com a aplicação dos conceitos abordados no BPM, os servidores terão como analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar os processos sob suas responsabilidades com mais efetividade, possibilitando uma análise das fragilidades desses processos e a busca de maior eficiência processual.