Seminário discute ações para diminuir violência no trânsito capixaba
Publicada em | Atualizada em
Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi
Carlos Antolini
Secretário Fabrício Gandini disse que levantamento do projeto Vida no Trânsito auxilia as políticas públicas em diversos setores da Prefeitura
A Prefeitura de Vitória está sediando o I Seminário Nacional de Acidentes e Violência, com o tema "Promoção, Prevenção e Assistência em Debate". A programação segue até esta sexta (8).
O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos Sobre Violência, Saúde e Acidentes (Lavisa), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo é promover o debate e dar visibilidade da violência e dos acidentes de trânsito no Espírito Santo.
Abrindo o evento, a coordenadora do Lavisa, Franciéle Marabotti Costa Leite, chamou atenção para o espaço que o Espírito Santo ainda ocupa no ranking de mortes no trânsito. "Na região Sudeste, o Espírito Santo ainda é o estado que mais mata com acidentes de trânsito. E as causas ainda são a falta de atenção e dirigir sob o efeito do álcool. É preciso mudar essa cultura e fazer enfrentamento".
Vida no Trânsito
O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, destaca a importância de se trabalhar com dados. "O levantamento de dados realizado pelo projeto Vida no Trânsito auxilia e muito as políticas públicas em diversos setores da Prefeitura. Temos o mapeamento e, assim, sabemos onde e como devemos agir para amenizar e/ou prevenir questões de violências provenientes do trânsito. É importante promovermos o debate e dar visibilidade à violência e aos acidentes de trânsito", destaca.
Mapa da Violência
O evento conta com a participação do autor do Mapa da Violência 2017, Daniel Ricardo de Castro Cerqueira, do consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em temas relacionados à segurança no trânsito, Roberto Victor Pavarino Filho, e da referência nacional junto ao Ministério da Saúde para o Programa Vida no Trânsito, Cheila Marina Lima.
São sete minicursos, conferências e mesa-redonda, que irão debater e discutir temas que poderão contribuir com os diversos agentes que atuam nessas áreas.
Entre os temas, estão: "Linhas de Cuidados de Pessoas em Situação de Violência", "Ações e Práticas Educativas de Prevenção de Acidentes e Violência", "Importância da Intersetorialidade de Acidentes e Violências", "Política de Acidentes e Violência: Panorama atual no Brasil", "Segurança no Trânsito: prevenção, política e mobilidade urbana", entre outros.
Cidade Educadora
O evento integra as ações da Cidade Educadora. Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.
Serviço
I Seminário Nacional de Acidentes e Violência, com o tema "Promoção, Prevenção e Assistência em Debate"
Quando: de quarta (6) a sexta (8)
Onde:
Quarta (6): na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Professora Ângela Maria Campos da Silva (Etsus), na Ilha de Santa Maria. A abertura oficial será às 17 horas, na Prefeitura de Vitória
Quinta (7) e sexta (8): Prefeitura de Vitória