Seminário apresenta avaliação externa do Programa Terra Mais Igual
Publicada em
Por Carol Madureira, com edição de SEGOV/SUB-COM
André Sobral
Seminário apresentou resultados da avaliação externa do Programa Terra Mais Igual correspondentes aos anos de 2005 a 2012
André Sobral
Assessor de Projetos Especiais da Seges, Sergio Peterle disse que os resultados serão avaliados para aprimorar a atuação do Terra Mais Igual
A Secretaria de Gestão Estratégica (Seges) promoveu nesta segunda-feira (25) o seminário de apresentação dos resultados da avaliação externa do Programa Terra Mais Igual correspondentes aos anos de 2005 a 2012, no auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus).
O evento foi dividido em dois momentos. Pela manhã, a empresa contratada para realizar a pesquisa, a Plan Políticas Públicas, fez uma apresentação técnica para os secretários das principais pastas que integram o programa. À tarde, a apresentação foi aberta para técnicos e gestores que trabalham ou trabalharam direta ou indiretamente no Terra Mais Igual.
"O objetivo principal do seminário é avaliar o programa em relação a metodologia, organograma e eficácia durante os períodos de 2005 e 2012. Agora, após a apresentação dos resultados, iremos ainda nesta semana fazer novos momentos para aprimorar ainda mais o Terra Mais Igual e, assim, atendermos com mais eficácia a população", explicou o assessor de Projetos Especiais da Seges, Sergio Peterle.
Entrevistas
Para realizar a avaliação, a empresa fez mais de mil entrevistas com moradores, lideranças comunitárias, técnicos e gestores do Terra, além de realizar levantamentos técnicos nas áreas que o programa atua.
"Ficamos muito felizes com a autonomia que os gestores do programa nos deram. Assim, conseguimos fazer todos os levantamentos e usamos ainda várias metodologias para que os resultados fossem o reflexo da realidade do programa. Para facilitar a apresentação desses resultados, dividimos em três partes. A primeira é o impacto do Terra, a segunda é a avaliação urbanística e a terceira, o momento das recomendações e conclusões", ressaltou o diretor da Plan Políticas Públicas, Fabrízio Rigout.
Sugestões
Cerca de 200 pessoas participaram do seminário, que ainda teve um momento aberto para discussões e apresentações de sugestões para melhorias no programa.
"Fizemos questão de convidar todas as pessoas que estão envolvidas e também aquelas que já fizeram parte do programa, pois é um momento aberto para aprimorarmos juntos o Terra Mais Igual. Aproveito para agradecer a todos que fizeram e fazem parte do Terra, pois os próprios resultados dessa avaliação mostram o quanto essas pessoas se entregaram, dedicaram o suor e as lágrimas para que programa seja um sucesso. Hoje, fechamos um ciclo com a sensação de dever cumprido e continuamos juntos, numa gestão compartilhada, para melhorar ainda mais a eficácia do programa", finalizou Sérgio Peterle.
André Sobral
Diretor da empresa que realizou a pesquisa, Fabrízio Rigout disse que o trabalho buscou levantar a metodologia de trabalho adotada no Terra
André Sobral
Gestores e técnicos que trabalham ou já trabalharam no programa participaram do seminário