Notícias

Reurbanização da Beira-Mar: acessibilidade, segurança e valorização da paisagem

Publicada em 27/09/2022, às 13h30 | Atualizada em 27/09/2022, às 15h14

Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Leonardo Silveira
Avenida Beira-Mar - Centro de Vitória

Uma das vias mais importantes de toda a Região Metropolitana da Grande Vitória, a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, conhecida como Avenida Beira-Mar, passará por obras de reurbanização que vão garantir mais conforto e segurança a quem transita pela via, além potencializar o grande apelo contemplativo da região.

O investimento nos anteprojetos é de R$ 127.937,68. O contrato já foi assinado e publicado no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira (26). A previsão é que o edital para a contratação das obras seja publicado no primeiro semestre de 2023. Além da grande circulação de veículos, a Avenida Beira-Mar é uma via de intensa movimentação de pedestres e ciclistas, que hoje dividem espaço em determinado trecho.

O projeto da requalificação vai englobar melhoria de calçadas, reforma de ciclovias e conexão entre os trechos existentes, além da construção de uma nova edificação para o Serviço de Orientação ao Esporte (SOE) e da implantação de uma nova baia para ônibus. Serão contemplados, ainda, a implantação de um novo mirante, além da ampliação da calçada em um determinado trecho, onde a ciclovia da Avenida será complementada. 

As intervenções vão proporcionar a melhoria da ambiência local e o conforto para moradores e usuários dos espaços, além de contribuir ainda mais para a apropriação das áreas pela comunidade, valorizando-as como local de permanência e convívio social. O projeto permitirá conectar as ciclovias existentes na orla do município de Vitória, possibilitando um percurso contínuo entre os bairros, facilitando o uso do modal cicloviário.

Para o trecho entre o Porto de Vitória e o Saldanha da Gama, o projeto vai prever, também, a melhoria da calçada, além da construção de uma passarela metálica em balanço para ampliar o espaço existente e obter uma ciclovia separada. O projeto vai prever, ainda, a construção de um deque com rampas de acesso à baía ao lado da Ilha da Fumaça e uma nova urbanização, com bancos, áreas de estar e novo paisagismo. No trecho entre o Álvares Cabral e o Horto Mercado, a ciclovia terá será separada. 

"A reurbanização da Beira-Mar será uma obra emblemática para a nossa cidade, assim como a implantação dos polos gastronômicos da Rua da Lama e da Curva da Jurema, o Mercado da Capixaba, e o estudo viário para mergulhões: trevo de Goiabeiras, Reta da Penha/Rio Branco e Dante Michelini/Norte Sul, e tantas obras. A Beira-Mar é uma avenida fundamental não só para a Vitória, mas para toda a Região Metropolitana", afirma o prefeito Lorenzo Pazolini.

A reurbanização faz parte do "PLano Vitória", grande pacote da PMV que prevê R$ 1 bilhão de investimentos em várias áreas, até 2024. O pacote, que contempla ações em educação, saúde, infraestrutura, mobilidade, urbanização, habitação e equipamentos esportivos e culturais, além de tecnologia, é fruto do ajuste fiscal e financeiro realizado pela atual gestão.


Voltar ao topo da página