Imprensa
Requalificação da orla de Andorinhas criará nova rota turística e econômica na capital
Publicada em | Atualizada em
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Quinta-feira chuvosa e fria, boa para ficar em casa sob as cobertas. Não para os trabalhadores que estão construindo a nova orla de Andorinhas, nem para o prefeito Lorenzo Pazolini, que manteve a agenda de visita de rotina que faz aos 159 canteiros das obras em andamento pela cidade.
Acompanhado dos secretários de Obras, Gustavo Perin, e da Central de Serviços, Leonardo Amorin, além de lideranças e moradores do bairro, o prefeito percorreu a orla, onde estão sendo cravadas, no leito do Canal de Camburi, as estacas do que será a nova orla do bairro.
Na área de intervenção, de 47 mil metros quadrados, estão propostas a criação de uma via compartilhada para pedestres e bicicletas junto à orla do bairro Andorinhas, complementando a malha viária do bairro, a ampliação do passeio com deques ao longo de toda a orla, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte, bem como a implantação de equipamentos de lazer e esportes.
O objetivo do empreendimento é, além de oferecer bens e serviços públicos para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores, potencialize os atrativos turísticos e viabilize alternativas de geração de renda para os moradores da região, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.
A nova orla integra do projeto Vitória de Frente para o Mar, que tem como objetivo de requalificar as orlas da cidade de Vitória, assim como a nova orla de São Pedro, por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, bem como de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas que potencializem os atrativos turísticos e viabilizem alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.
"A primeira fase da orla de São Pedro já está pronta, já foi inaugurada. Lá, estamos construindo a segunda etapa, que ligará a Ilha das Caieiras até Resistência, passando por Santo André, Redenção e Nova Palestina, em cinco quilômetros de deques e píeres. Aqui em Andorinhas, teremos deques, píeres, pontos de contemplação, quadra poliesportiva, guarderia, ou seja, Vitória vai ganhar uma outra garagem náutica. Teremos pista de skate, patins, todo local para entretenimento e para que as pessoas possam contemplar o pôr do sol", explicou o prefeito.
"Vamos interligar Andorinhas até a orla de Camburi. Você vai acordar no sábado ou no domingo e não vai precisar pegar carro, não vai precisar pegar ônibus, você vai vir a pé, lá da praia de Camburi até aqui em Andorinhas. O que está tão perto, mas parece longe, vai ficar junto. Essa obra é destaque nacional e mostra que Vitória é uma capital turística, pronta para receber os turistas e o turismo atrai emprego, renda e gera impostos para que o município possa investir ainda mais na melhoria de vida do nosso povo", pontuou Pazolini.
Orlas com obras em andamento
Orla 1A - 95% de andamento - Ilha das Caieiras
O investimento é de R$ 96.033.385,96, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e contempla os bairros São Pedro e Ilha das Caieiras - 1,16 km. Neste trecho foram construídos estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, decks, arquibancadas alagáveis, rampas e cinco atracadouros. Será construído ainda o Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, praça do Caboré, queimadores de mariscos, área de manutenção de barcos, praça da quadra, e Rua Viva.
Orla 1B - 28% - Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência
A segunda etapa da orla de São Pedro que beneficia as orças dos bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, totalizando 4 quilômetros. O investimento é de R$ 107.794.883,25, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID..
Orla do Canal de Camburi - 5% - 1º trecho da Rua Alberto Rosa até as pontes de Camburi
. O investimento é de R$ 219.900.000,00. O Canal de Camburi é o trecho entre as pontes Governador Carlos Lindenberg - conhecida como ponte da Passagem - até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela - conhecidas como ponte de Camburi.
A primeira etapa contempla - ao Norte - o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.
O Canal de Camburi terá uma orla com marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e travessia do canal. O projeto urbanístico tem o objetivo de proporcionar a integração social, potencializar a economia e valorizar o cenário ambiental e paisagístico do local.
A infraestrutura projetada cobre cerca de 3,3 km de passeio público para pedestres e ciclistas que será construído sobre a água, margeando as bordas do canal, totalizando cerca de 32.000 m² de área construída.
Mirante do Porto e Praça Getúlio Vargas - 32% - Centro
A requalificação urbana da Praça Getúlio Vargas e da construção do Mirante do Porto. As obras foram contratadas por R$ 6.166.000,00 com prazo de conclusão de 18 meses.
Na praça Getúlio Vargas, o projeto traz um programa de necessidades que atende tanto os moradores da região quanto os frequentadores que utilizam o espaço para descanso do trabalho e passagem, e prevê a abertura da rua Aristides Campos para o fluxo viário desde a Avenida Princesa Isabel até a Avenida Beira Mar.
O objetivo é o de aproximar a praça para o mar na baia de Vitória e também favorecer a abertura de atividades comerciais no seu entorno, de modo a ampliar a frequência no local.
As intervenções visam promover acessibilidade, melhorar espaços livres, valorizar a paisagem da baía, e conectar percursos de mobilidade ativa.
Os projetos executivos foram elaborados pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação no âmbito da política de Requalificação da área Central de Vitória.
Já o projeto do Mirante do Porto tem como objetivo específico oferecer um espaço para contemplação e descanso na borda da baia de Vitória com uma área de arquibancada alagável, que propícia um maior contato com a paisagem composta pelo Penedo, navios e embarcações que navegam pela baia de Vitória.
A área será qualificada para acolher melhor a conexão entre o transporte público e as bicicletas do Bike Vitória. Para isso serão promovidas melhorias na estrutura de parada de ônibus existente, na localização das bicicletas e no trecho de ciclovia existente, além da melhoria na iluminação pública do local.
Este é um espaço importante para a composição do trecho cicloviário da Av. Beira Mar e sua continuidade em direção aos galpões do Porto de Vitória e Vila Rubim.
Orla da avenida Beira Mar - Em licitação
O trecho beneficiado fica entre o Clube Álvares Cabral e a antiga sede do Clube Saldanha da Gama. A requalificação/ reurbanização do espaço busca promover: a acessibilidade plena, por meio de percursos seguros e confortáveis; a implantação/ melhoria de equipamentos que atendam a demanda de lazer, descanso e contemplação dos moradores do entorno e usuários do espaço; a valorização do potencial paisagístico.
As intervenções visam ainda: a apropriação das áreas pela comunidade, valorizando-a como local de entretenimento e convívio social; aumento do poder de atratividade da avenida Av. Beira mar, melhorando as condições de vida e de lazer da comunidade e a melhoria e adequação da infraestrutura das ciclovias, de forma a priorizar o modal cicloviário em detrimento ao de automóveis, estimulando a utilização deste meio de transporte.