Notícias

Rematrículas na rede municipal de ensino começam nesta sexta-feira (8)

Publicada em 08/11/2024, às 17h05 | Atualizada em 08/11/2024, às 17h09

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Jansen Lube
Alunos em aula de pintura CMEI Rubens José Vervloet

Atenção, pais, mães e responsáveis! A partir desta sexta-feira (8 de novembro), começa o período de rematrícula para as crianças e estudantes já matriculados na rede municipal de ensino de Vitória. A rematrícula contempla desde a Educação Infantil (até o grupo 5) ao Ensino Fundamental (até o 8º ano) e o 2º segmento intermediário na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O prazo segue até o dia 22 de novembro. 

Para os estudantes do 5º ao 9ª ano e da EJA, que receberam os tablets com internet para levar para casa, é possível fazer a rematrícula pelo "Boletim Escolar Online", dentro do aplicativo Vitória Online, que já está instalado em todos os equipamentos. Para as famílias de crianças e estudantes que só acessam o tablet nas unidades de ensino, o aplicativo Vitória Online pode ser baixado gratuitamente no celular.

A rematrícula também pode ser feita por meio do endereço eletrônico vitoria.es.gov.br/boletim ou ainda na secretaria escolar das unidades de ensino, onde o servidor responsável pelo atendimento fará a atualização dos dados cadastrais diretamente no Sistema de Gestão Escolar (SGE).

Atualização de informações

Durante o processo de rematrícula ou solicitação de transferência interna, é essencial que as famílias ou responsáveis, ou ainda o próprio estudante, quando maior de idade, atualizem informações como número de telefone e e-mail para facilitar a comunicação entre o munícipe e a escola.

Além disso, é necessário preencher o Questionário Socioeconômico, atualizar o endereço residencial e fornecer uma cópia do documento comprobatório de residência em Vitória, caso tenha havido mudança de endereço. Também é necessário indicar o tamanho do uniforme escolar da criança/estudante.

Transferência interna

Caso a família necessite transferir a criança ou estudante para outra unidade de ensino da rede de Vitória, pode fazê-lo no momento da rematrícula. O resultado e a efetivação da transferência interna dependerão de vaga disponível na unidade pleiteada.

Novas vagas

Para as novas matrículas, as famílias devem se dirigir à unidade de ensino mais próxima do endereço da família e fazer o pré-cadastro no Sistema de Gestão Escolar, que já está aberto.

A solicitação para novas vagas na rede municipal de ensino será no período de 20 a 31 de janeiro do próximo ano tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental, bem como a efetivação de matrícula. A chamada é feita a partir da ordem de prioridade no cadastro feito no SGE.

  • Para fazer o cadastro, é preciso apresentar:
  • Comprovante de residência em Vitória, original e atual, preferencialmente a conta de energia, em nome do pai ou da mãe, ou do responsável legal;
  • Certidão de nascimento da criança;
  • CPF da criança, caso possua;
  • CPF do pai e/ou da mãe, ou do responsável legal.

Ao término do cadastramento eletrônico é emitido um comprovante de solicitação de vaga impresso, em que constará uma chave individual de identificação, criada automaticamente pelo SGE, para que o pai/mãe/responsável legal ou o próprio estudante, quando maior de idade, possa acompanhar a posição na lista de solicitação de vaga.

O acompanhamento da posição da criança/estudante também pode ser feito por meio do Portal de Transparência da Prefeitura Municipal de Vitória (transparencia.vitoria.es.gov.br), no menu "Educação", ou ainda diretamente na secretaria escolar da unidade de ensino.


Voltar ao topo da página