Notícias

Relatório aponta Vitória com maiores aumentos de aprendizado em Português e Matemática

Publicada em 29/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 29/04/2025, às 13h11

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Jansen Lube
Alunos em aula de pintura CMEI Rubens José Vervloet

Os investimentos na educação de Vitória continuam apresentando resultados significativos. Desta vez, um relatório divulgado pela ONG Todos Pela Educação, que avaliou os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática entre as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes, apontou Vitória como o município que apresentou os maiores aumentos na aprendizagem e as maiores reduções nos índices de baixo conhecimento - junto com Goiânia. 

O estudo feito pela organização apresenta uma análise com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os dados buscam mostrar a variação nos níveis de aprendizagem no período pré e pós-pandemia da Covid-19, comparando dados de 2019 e 2023. 

No recorte em que foram avaliados os índices de Vitória, a organização filtrou os resultados da rede municipal de ensino de um grupo de 46 municípios de grande porte, sendo as 26 capitais e outras 20 cidades com população maior que 500 mil habitantes. Nesta análise, foram registradas as porcentagens de estudantes com aprendizado adequado e de estudantes com aprendizado abaixo do básico, em Língua Portuguesa e Matemática, nos 5º e 9º anos. Nos dois indicadores, Vitória se destacou.

Aumento do aprendizado adequado 

No 5º ano, em Língua Portuguesa, Vitória registrou 65% de estudantes com aprendizagem adequada em 2023, um aumento de 12,4% em relação a 2019, o maior do país entre as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. Em Matemática, a capital capixaba registrou um aumento de 9,3%, o 2º maior avanço, atrás do município de Goiânia.

No 9º ano, Vitória registrou 45,2% de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa em 2023, um aumento de 9,3% em relação a 2019, o maior do país entre capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. Em Matemática, Vitória registrou um aumento de 0,3%. O destaque aqui está no fato de Vitória, junto de outras 4 cidades, serem as únicas das 46 analisadas que não registraram queda neste índice. 

Redução do aprendizado abaixo do básico

Na porcentagem de estudantes com aprendizado abaixo do básico, Vitória também foi referência. No 5º ano, em Língua Portuguesa, a capital capixaba reduziu o índice em 4,6%: a maior redução e uma das 3 cidades que conseguiram baixar este dado, junto de Goiânia e Osasco. Em Matemática, Vitória registrou redução de 2,7% em relação a 2019 - junto com Goiânia, as únicas cidades que reduziram o índice. 

No 9º ano, Vitória reduziu em 7,8% os estudantes com aprendizado abaixo do básico em Língua Portuguesa e em 6,2% em Matemática, as maiores reduções entre as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. 

Reconhecimento

Vitória teve os índices destacados no próprio relatório, citada como rede municipal que pode servir de inspiração. "As redes de Goiânia e Vitória podem servir de inspiração para os demais municípios. Essas redes não apenas apresentaram avanços significativos no percentual de alunos com Aprendizagem Adequada, como também conseguiram reduzir a proporção de estudantes no nível Abaixo do Básico em Língua Portuguesa e Matemática, em ambas as etapas do Ensino Fundamental", destacou o Todos Pela Educação.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, comemorou os dados apresentados no relatório e destacou o trabalho conjunto de toda a rede municipal de ensino. 

"É com imensa alegria e orgulho que celebramos mais uma conquista para a educação da nossa cidade. Esses resultados não são fruto do acaso. Eles são a evidência de um trabalho coletivo, comprometido e contínuo que vem sendo realizado em toda a nossa rede. Conquistas que pertencem a cada escola, a cada educador e educadora, a cada estudante, a cada família e a cada profissional da educação que acredita, todos os dias, na potência transformadora da escola pública. Vitória está mostrando ao Brasil que é possível, sim, garantir educação de qualidade com equidade", celebrou.


Voltar ao topo da página