Notícias

Raiva humana: vacinação de pets previne contra a doença

Publicada em 05/05/2023, às 16h25

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Campanha de vacinação antirrábica em São Pedro
A vacina antirrábica é a única forma de prevenir a raiva e manter os pets saudáveis. (ampliar)

Apesar de controlada no município de Vitória, a raiva animal é uma doença grave e considerada letal para os seres humanos. Como a transmissão para pessoas acontece por meio da da saliva de animais contaminados, mordidas ou arranhões, a imunização contra a raiva em cães e gatos é fundamental.

Em Vitória, os munícipes podem vacinar seus pets contra essa doença, gratuitamente, no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA). Basta levar seu cão ou gato, acima de três meses, até o local. A vacinação acontece de terça a quinta-feira, das 8h às 16h30, e não precisa ser agendada.

"A vacina antirrábica pode ser aplicada a qualquer animal com mais de três meses, mesmo que seja uma fêmea prenha, no cio ou amamentando. A única contraindicação é para animais que esteja fazendo uso de antibiótico ou antiinflamatório, e nesses casos, é preciso aguardar o término do tratamento para então vacinar os animais", explica a diretora do CVSA, Wanessa Alves de Andrade Pachito.

Sintomas

A raiva apresenta como sintomas a dificuldade para engolir, salivação excessiva, mudança de comportamento e de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras dos animais. O sintoma que se destaca está diretamente ligado ao nome da doença, que é a agressividade. Por isso, a mordida é uma das principais formas de animais infectados transmitirem o vírus.

Para os casos de pessoas que foram mordidas ou arranhadas por animais,  é importante tomar alguns cuidados, mesmo que a vacinação contra a raiva esteja em dia:

  • É preciso lavar o corte com água corrente e sabão, ou soro fisiológico, imediatamente;
  • Estancar o sangramento com curativo compressivo;
  • Buscar atendimento médico independente do grau e seriedade da lesão

O posto fixo de vacinação do CVSA de Vitória imuniza em média 20 animais por semana.

Serviço
Vacinação antirrábica de rotina no posto fixo do CVSA
Endereço: Rua São Sebastião, S/N, Resistência
Quando: Terça a Quinta-feira, de 8 às 16 horas


Voltar ao topo da página