Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Projeto de leitura envolve estudantes no universo literário

Publicada em | Atualizada em

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Estudantes no projeto "Diário de leitura: uma viagem pela literatura
Estudantes no projeto "Diário de leitura: uma viagem pela literatura. (ampliar)

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prezideu Amorim, que fica no bairro Bonfim, o incentivo à leitura é uma das prioridades de toda a equipe escolar, desde as séries iniciais. São usadas diferentes estratégias pela equipe pedagógica, como momentos lúdicos e atividades diferenciadas. Por isso, o projeto "Diário de leitura: uma viagem pela literatura", realizado com os estudantes do 6º, 7º e 8º ano da unidade de ensino, tem sido fundamental para engajar a turma no universo da leitura.

Coordenado pelo professor Silverio Ferreira, o objetivo do projeto é fomentar o hábito e o prazer efetivo dos estudantes em ler. Por isso, durante as aulas de Língua Portuguesa, sempre há momentos destinados à leitura e descobrimento de novas literaturas, promovendo o contato com diversos gêneros textuais, a partir da preferência dos estudantes.

Além da leitura, os estudantes são provocados a produzir algum material com base na obra que conheceram, como forma de potencializar a aprendizagem. Folder, cartaz, fanfic, podcast e história em quadrinhos são alguns exemplos de materiais produzidos pelos estudantes no projeto.

Foto Divulgação
Estudantes no projeto "Diário de leitura: uma viagem pela literatura
Estudante no projeto "Diário de leitura: uma viagem pela literatura. (ampliar)

Participação

O estudante Alan Pierre, do 8º ano, ressalta que tem conhecido obras literárias que trazem debates importantes e ainda o ajudam a entender o seu lugar no mundo. "Gosto muito das aulas de literatura, pois podemos discutir temas interessantes, como a liberdade, cultura de diferentes povos, história da humanidade. Certamente os livros nos ajudam muito a compreender diversos fatores sobre o mundo em que vivemos, e ainda desenvolvemos a leitura, a escrita e conhecemos novos gêneros", disse

Já a estudante Laís Ribeiro, do 7º ano, conta que as aulas de literatura fizeram com que ela tivesse mais prazer ao ler livros e mais curiosidade em descobrir novas literaturas. "O que eu mais gosto nas aulas de literatura é que o professor traz obras que remetem tanto ao nosso passado histórico, bem como a temas atuais. Isso nos ajuda a entender mais sobre a nossa língua, literatura, e ainda me despertou mais prazer em ler, e acredito que nos meus colegas também", disse.

Foto Divulgação
Professor do projeto "Diário de leitura: uma viagem pela literatura
Silverio Ferreira, professor do projeto "Diário de leitura: uma viagem pela literatura. (ampliar)

O projeto

De acordo com o professor Silverio Ferreira, todos os estudantes são incluídos e estimulados a desenvolver a leitura e conhecer novas obras, sempre destacando a importância da leitura e as possibilidades que oferece. Ele destaca também o incentivo aos estudantes atendidos pela Educação Especial, que leem a partir dos diferentes sentidos e formas.

"O importante é mostrar que a leitura abre as portas do conhecimento, que ela nos transporta a lugares inimagináveis e que é uma fonte inesgotável de conhecimentos", disse o professor.