Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Profissionais da limpeza são fundamentais para a qualidade de vida na capital

Publicada em

Por Brunella França, com edição de Renata Zacaroni


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Jansen Lube/PMV
Dia do Gari - Equipe de Varrição de Rua
Trabalho dos profissionais da limpeza pública impacta na qualidade de vida dos moradores da capital (ampliar)
Jansen Lube/PMV
Dia do Gari - Serviço de Varrição de Rua - Limpeza Publica
O serviço de limpeza de Vitória não para: praias, parques, praças e ruas da cidade são cuidados diariamente (ampliar)

As praias limpas, os parques bem cuidados, as ruas sem lixo. A beleza de Vitória está diretamente relacionada ao trabalho dos 770 profissionais de limpeza pública que atuam na capital.

São homens e mulheres que, faça chuva ou sol, diariamente, por volta das 6 horas, realizam o trabalho de limpeza das lixeiras e catam os lixos deixados por frequentadores desses espaços.

Neste dia 16 de maio, em que se comemora o "Dia do Gari", o secretário da Central de Serviços, Leonardo Gonçalves, esteve com a equipe na praia da Curva da Jurema para agradecer pelo trabalho deles.

“Todos os dias da semana, nós temos profissionais da limpeza nas ruas de Vitória. O serviço de limpeza não para em nossa cidade. Isso demonstra o comprometimento desses servidores que, muitas vezes, a população só consegue perceber a importância na ausência. Desde janeiro, nós aumentamos o número de ações mesmo tendo um período de chuva maior do que o habitual. Estamos ainda mais presentes nos bairros, com limpeza de bueiro, capina, varrição. Temos a mesma equipe e mais entrega à população. Essas ações implicam na qualidade de vida das pessoas”, destacou.

Trabalho fundamental

Júlio César Silva trabalha há 8 anos na limpeza pública de Vitória e se orgulha de sua profissão. “É importante a gente estar trabalhando, a cidade fica mais limpa com o trabalho da gente. Tenho orgulho do que eu faço”, afirmou.

São os profissionais da limpeza que trabalham para preservar os espaços públicos, como as praias, os parques e as praças sempre limpas, contribuindo com o meio ambiente. São recolhidos resíduos como palito de picolé, espetos de churrasquinhos, restos de alimentos, papéis e sacolas de plástico de todo tipo

As praias que recebem diariamente a limpeza são: Curva da Jurema, Camburi, Ilha do Boi, Ilha do Frade e Jesus de Nazareth.

Para as praias permanecerem limpas, todos têm que ajudar jogando o lixo nas lixeiras enquanto curtem a bela orla da capital. 

A data

O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. A data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876.

Assim, as pessoas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os "garis".