Na Educonexão, professores de diferentes as áreas do conhecimento vão utilizar redes sociais na comunicação, como o Twitter
Para ampliar o emprego das tecnologias digitais e potencializar a aprendizagem dos alunos, 53 professores de todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Vitória vão participar da Educonexão, um curso a distância com duração de dois meses.
A formação, que terá início nesta sexta-feira (19), é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Vitória (Seme), a NET Educação e o Instituto Crescer de São Paulo.
Na Educonexão, professores de diferentes as áreas do conhecimento vão utilizar as tecnologias digitais para estimular a interpretação e produção de diferentes tipos de textos (website, blog etc.); a utilização das redes sociais na comunicação (Orkut, Facebook, Twitter, etc.); e a busca de informações na internet.
Por meio da linguagem da web, os professores poderão elaborar aulas mais atrativas. O curso integra um projeto-piloto no país e será dado simultanemanete para as redes de ensino de Taubaté, Marília e Botucatu, no Estado de São Paulo.
Todas as Emefs de Vitória possuem laboratórios de informática - embora, em duas unidades, as salas estejam passando por reformas. "O diferencial dessa capacitação é que não se destina aos professores de informática. Profissionais das mais diferentes áreas poderão planejar aulas com uso das tecnologias digitais", explica o gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação da Seme, Truman José Vieira Júnior. O curso é para professores que tenham conhecimento básico em informática (editor de texto, internet e correio eletrônico).
Samira Gasparini
Por meio da linguagem da web, os professores poderão elaborar aulas mais atrativas
"A nossa infraestrutura de redes conecta pessoas com o mundo todo, proporcionando o acesso ao conhecimento, que é um importante agente de transformação social", afirma a gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da NET, Daniely Gomiero.
Programa
Pelo programa do curso, os professores irão explorar o Portal NET Educação, conhecer os recursos da web 2.0 para fins educacionais e criar um blog com a ferramenta BlogSpot.
Os participantes vão planejar e colocar em prática um projeto educacional de curta duração com recursos digitais e apresentarão um plano de aula referente ao projeto que elaboraram.
Pela parceria, cada Emef receberá um ponto de TV com acesso liberado ao Portal Net Educação, ambientação NET Educação (cartaz, mouse pad, display de porta, móbile) e cartilhas do Movimento Criança Mais Segura na Internet. Além disso, os professores participantes vão integrar o Projeto Colaborativo "Vamos escrever microcontos".
Serviço
Aula Inaugural: "O Uso de Tecnologias Digitais na Educação", com a professora doutora Luciana Maria Allan
Data: 19 de agosto
Horário: das 14 às 16h
Local: miniauditório da Faesa no Campus I, na Ilha de Monte Belo