Notícias

Procon Vitória realiza operação especial em centros comerciais

Publicada em 12/09/2022, às 17h35

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Fiscalização do Procon Vitória
Procon Vitória realiza fiscalização comercial. (ampliar)

No dia 11 de setembro (domingo) foram comemorados os 32 anos do Código de Defesa do Consumidor. Para celebrar a data, tão importante para os consumidores, o Procon Vitória iniciou, nesta segunda-feira (12), uma operação especial nos centros comerciais.

"O Código de Defesa do Consumidor, que completou 32 anos no dia 11 de Setembro, é o instrumento mais importante para a defesa das relações de consumo no Brasil, e tem por objetivo primordial proteger e defender o consumidor que, em regra, é a parte hipossuficiente  nas relações de consumo. Por serem  hipossuficientes compreende-se que o consumidor é a parte mais fragilizada dessa relação". Destacou a Gerente do Procon, Anelisa Kuster. 

Devido a correria do dia a dia, consumidores acabam não observando as irregularidades presentes em alguns estabelecimentos comerciais. Diante disso, com o objetivo de garantir e asseguraros direitos dos consumidores, o Procon Vitória realizará ao longo desta semana uma fiscalização educativa, em alguns centros comerciais da capital.

"O nosso objetivo é verificar se estão ou não cumprindo as determinações da legislação consumerista. Caso seja constatada a infração, a empresa será notificada para se adequar." Pontuou a Gerente do Procon, Anelisa Kuster. 

A ação, que começou nesta segunda-feira (12), teve início no no Shopping Vitória, um dos pontos mais procurados na capital quando o assunto é comprar. No total, dez estabelecimentos foram fiscalizados e, destes, oito foram alertados sobre desacordo com a legislação. 

É importante alertar os consumidores para que fiquem atentos na hora das compras, pois são eles os maiores fiscais do Procon. É essencial que caso o próprio cliente constate alguma irregularidade nos estabelecimentos, denuncie, podendo ser de forma anônima.


Voltar ao topo da página