Acompanhando o prefeito, estiveram a secretária de Educação e a Mini Miss Universo.. (ampliar)
Nesta terça-feira (12), dia em que o projeto "Viagem pela Literatura", da Biblioteca Adelpho Poli Monjardim, completa 31 anos de existência, a Prefeitura Municipal de Vitória se transformou num verdadeiro reino de encantos, onde a imaginação tomou conta do espaço e fez brilhar os olhos de mais de 600 pequenos aventureiros da rede pública municipal de ensino.
Foi no auditório Zemar Moreira Lima, na sede da Prefeitura em Bento Ferreira, que o teatro, a música e a poesia se encontraram para dar vida ao espetáculo "A Cigarra e a Formiga", uma história clássica que ganhou cores, sons e emoção na ação "Viver o Livro ao Vivo e em Cores".
Essa linda festa artística celebrou, junto com dez instituições de ensino, os 31 anos do "Viagem", que há três décadas leva a magia da leitura e do sonho a centenas de crianças de todo estado.
Foto Divulgação
Mais de 600 estudantes da rede municipal de ensino participaram das duas sessões. (ampliar)
Foto Divulgação
Apresentação celebrou os 31 anos do projeto Viagem Pela Literatura completados hoje. (ampliar)
Elizete Caser, a guardiã do projeto, lembra com carinho do percurso percorrido até aqui: "Completar esses 31 anos de uma ação tão completa, transformadora e reconhecida nos enche de orgulho. A missão de unir diferentes expressões artísticas é algo que dá certo, transforma e educa. Educar é criar raízes para que os sonhos voem livres!"
Inspirada na famosa fábula de Esopo e reinventada por Jean de La Fontaine, a peça foi encenada pelo grupo de teatro Campaneli, que fez o palco se encher de alegria, risadas e aplausos. Entre sorrisos, crianças de 3 a 12 anos viajaram por mundos de fantasia, em duas sessões que aconteceram de manhã e à tarde no Palácio Jerônimo Monteiro.
Quem esteve presente à primeira sessão foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado da secretária municipal de Educação, Juliana Hosner e ainda uma convidada muito especial: a Mini Miss Universo, Wenna Dalprá Macci.
"É uma alegria enorme estar aqui hoje, celebrando a magia da leitura e do teatro com tantas crianças encantadoras. Cada história que ouvimos é uma porta para um mundo novo, cheio de sonhos e descobertas. Espero que todos continuem viajando nessas aventuras, porque a imaginação é o nosso maior superpoder", declarou a Mini Miss.
"Ver tantas crianças encantadas com a arte e a literatura é a certeza de que estamos plantando as sementes de um futuro brilhante para Vitória. A cultura é a chave que abre portas para a criatividade, o conhecimento e a inclusão. Juntos, vamos continuar investindo em sonhos e em oportunidades para que cada criança possa construir um amanhã cheio de possibilidades e conquistas", declarou o prefeito.
A alegria do encontro foi compartilhada por estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Cecília Meireles, Lidia Rocha, Cida Barreto, Menino Jesus, Rubem Braga e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Irmã Jacinta, Ronaldo Soares, Amilton Monteiro, Otto Ewald, Prezideu Amorim.
"A parceria entre Educação e Cultura fortalece a formação integral dos nossos estudantes, ampliando horizontes e conectando o aprendizado escolar às expressões artísticas e culturais que enriquecem a vida e a cidadania", afirmou a secretária, Juliana.
As ações do "Viver o Livro ao Vivo e em cores", são realizadas em diferentes espaços do município e chegaram ao Palácio Jerônimo Monteiro desde dezembro de 2022, em uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com Educação (Seme).