Prefeitura vai oferecer escolinha de ginástica artística para pequenos autistas
Publicada em | Atualizada em
Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi
André Sobral
Prefeito inaugurou sala que irá oferecer aulas de ginástica na Amaes
André Sobral
Crianças e jovens poderão aprender técnicas da ginástica na sala
A Prefeitura de Vitória abraça a causa autista e, pensando em melhorar a qualidade de vida e a autoestima dessas pessoas, vai oferecer aulas de ginástica artística para crianças e jovens da Associação dos Amigos Autistas do Espírito Santo (Amaes). A parceria foi firmada nesta sexta-feira (20).
As aulas acontecerão às terças e quintas, na própria Amaes, em Goiabeiras, e serão ministradas pela professora da Prefeitura Geórgia Wotkosky. O atendimento será por ordem da lista de chamada. Segundo Geórgia, a princípio, o atendimento será individual. Depois será avaliada a possibilidade de atendimento em duplas.
Segundo Pollyana Paraguassu, presidente da Amaes, são quase 300 pessoas na fila de espera e 46 atendimentos realizados atualmente no órgão. Ela comemorou a parceria: "Foi uma surpresa. O secretário Wallace Valente (Esportes e Lazer) mostrou prontidão, carinho e respeito desde o primeiro contato, que foi feito no dia 4 deste mês. A Amaes está de portas abertas. Nossos filhos precisam, e hoje está sendo dado um grande passo com a inauguração dessa sala de ginástica artística".
Paula Fialho, que é mãe associada da Amaes, também agradeceu: "É um sonho incrível. Lembro que, há uns anos, quando entrei na instituição, esta sala era horrorosa e o professor de Educação Física falou que tinha um material, mas não havia condições de montar. Passaram-se anos, e o material estava parado por não ter profissional. Encontrei o secretário em um evento e falei com ele. Em menos de um mês, a sala está pronta".
Cuidando das pessoas com o esporte
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância de cuidar das pessoas através do esporte. "O autismo é uma situação em que a família tem de lidar com amor e carinho. Todo filho demanda muita atenção e, sendo autista, demanda uma atenção maior ainda. Qualquer iniciativa que venha da Amaes recebe minha atenção, pois o autismo requer o apoio de todos nós. Quando soube que os equipamentos de ginástica artística estavam parados, falei para colocarmos para funcionar. Estamos felizes poder contribuir com isso".
O secretário de Esportes e Lazer, Wallace Valente, disse que o esporte transforma a vida das pessoas. "Na primeira semana que eu assumi a Secretaria Municipal de Esportes, em 2013, eu não esqueço uma frase que o prefeito me falou: 'Você precisa cuidar das pessoas'. E é isso que estamos fazendo aqui hoje: cuidando das pessoas. Quero ver os meninos aprendendo e se exercitando. O esporte tem essa força de mudar a vida para melhor".
Onde funciona
Para mais informações, as pessoas devem ligar para o número 3227-1836, acessar o site http://www.amaes.org.br/ ou comparecer à sede da Amaes, que fica na avenida Fernando Ferrari, 2115, em Goiabeiras.
André Sobral
Prefeito Luciano Rezende e secretário Wallace Valente destacaram a importância de cuidar das pessoas através do esporte
André Sobral
"Qualquer iniciativa que venha da Amaes recebe minha atenção, pois o autismo requer o apoio de todos nós", declarou o prefeito