Notícias
Prefeitura orienta população sobre ligações na rede de esgoto
Publicada em 01/07/2009, às 18h00
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

A Prefeitura de Vitória trabalha para ter 100% de esgoto da cidade tratado. Para isso, com recursos próprios, realiza obras de esgotamento sanitário em 22 bairros da Grande Santo Antônio e São Pedro, onde estão sendo construídos 60 quilômetros de rede e dez estações elevatórias que serão interligadas a duas estações de tratamento. Quando concluída, a obra atenderá 72.835 habitantes.
Mas alguns moradores dessas regiões não estão esperando a conclusão das obras e estão ligando o esgoto da residência à rede ainda em instalação, gerando transtornos principalmente para quem tem casas nas áreas mais baixas.
Devido a esse problema, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) solicita ao morador que não faça ainda, até o fim dos trabalhos, a ligação do esgoto de sua residência à nova rede que a Prefeitura está instalando. Aqueles que já tenham feito a ligação, serão notificados para desfazer a conexão à rede de esgoto.
Além das obras em Santo Antônio e São Pedro, por meio do Projeto Águas Limpas, uma parceria com o governo do Estado, a Prefeitura de Vitória está trabalhando para ampliar o nível de cobertura dos serviços de esgotamento sanitário nos demais bairros da Capital. Deixarão de ser despejados, na baía e nas praias, cerca de 70 milhões de litros de esgoto por dia.
Ligações
Na última fase das obras em Santo Antônio e São Pedro, a Prefeitura de Vitória fará 10.570 ligações domiciliares e mais 10.011 ligações intradomiciliares à nova rede. Estão sendo construídos 60 km de redes coletoras e aproveitados 31 km de redes já existentes e em bom estado. Além disso, estão sendo implantadas dez estações elevatórias e reformada e ampliada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Grande Vitória.
A parte restante dos esgotos deste sistema será encaminhada para a Estação Mulembá da Cesan. Com a implantação do projeto, serão desativadas as ETEs existentes, localizadas nos bairros Nova Palestina, Resistência e Santa Tereza.
Benefícios

O projeto beneficia, diretamente, mais de 72 mil habitantes em 22 bairros situados na região Noroeste da baia de Vitória (Mario Cypreste, Santa Tereza, Santo Antônio, Caratoíra, Ariovaldo Favalessa, Inhanguetá, Estrelinha, Bairro do Quadro, Bairro do Cabral, Bela Vista, São Pedro, Ilha das Caieiras, Condusa, Santos Reis, São José, Santo André, Redenção, Conquista, Resistência, Nova Palestina, Universitário e Grande Vitória).
Os reflexos desta obra estão na melhoria da saúde da população, no desenvolvimento do turismo, na dinamização da economia e na geração de empregos, na melhoria do potencial produtivo das pessoas, na conservação ambiental e, principalmente, na preservação da qualidade da água.
Referência
Com isso, Vitória deverá alcançar, nos próximos anos, a marca de primeira capital do país a ter o esgoto totalmente tratado. Os recursos já estão assegurados, englobando verba municipal, estadual e federal.
O investimento, de R$ 44.486.556,40, é resultado da operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, para financiamento de ações do projeto no âmbito do Programa Saneamento Para Todos, Modalidade Esgotamento Sanitário.