Avenidas e ruas, praças e monumentos ganharam indicações de maneira padronizada e de acordo com normas técnicas
A implantação da nova sinalização turística de Vitória foi finalizada e servirá diretamente aos visitantes que chegam ou passam pela capital e, também, para que os moradores se desloquem mais facilmente e com segurança.
Avenidas e ruas, praças e monumentos ganharam indicações de maneira padronizada e de acordo com normas técnicas de fácil compreensão. O trabalho incluiu a implantação de 246 placas de tamanho diversos, num total de 1.214.008 metros quadrados, sete pórticos e 177 bandeiras (placas de esquina).
O invertimento foi de R$ 3.917.762,44 numa parceria entre as secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e de Turismo (Semtur) com a Caixa Econômica Federal, e obedece aos parâmetros preconizados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística.
A sinalização é composta por placas com mensagens, indicação de locais e setas indicativas de direção, divididas em três instâncias de informação: turística, de logradouros e serviços.
Atrativos
A nova sinalização contempla atrativos turísticos da cidade, como Centro Histórico, as Paneleiras de Goiabeiras, o parque da Fonte Grande, a Ilha do Boi, a Praça do Papa e Camburi, Centro de Visitação do Projeto Tamar, na Ilha do Papagaio, e a Basílica de Santo Antônio, entre outros.
O Guia Brasileiro de Sinalização Turística atende a demanda por uma orientação que facilite o acesso aos atrativos culturais e naturais, aos bairros e principais vias, contribuindo para o conhecimento do potencial turístico local.
Além disso, é implantada no Brasil por meio de regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A sinalização de cor marrom é reconhecida e consagrada na maioria dos países como indicativa de bens turísticos e patrimoniais, e padroniza e estabelece pictogramas desenvolvidos de acordo com padrões e recomendações internacionais.
Elizabeth Nader
A sinalização é composta por placas com mensagens, indicação de locais e setas indicativas de direção
Desafio
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Domingos Sávio Gava, a instalação foi desafiante e o resultado satisfatório.
“Não foi uma tarefa fácil implantar pórticos e placas pela cidade, escolhendo lugares a interferir o mínimo possível na paisagem urbana. Pelo planejamento, uma indicação complementa outra para que a locomoção seja segura”, comemorou.
O secretário municipal de Turismo, Antônio Bispo, disse que a instalação das placas demonstra que desenvolver o turismo é uma prioridade. Mostra ainda o valor dado ao turista que precisa ser recebido com segurança e carinho em sua passagem e estada na cidade.
Bispo destacou que há uma concorrência cada vez maior entre os destinos turísticos para receber um número cada vez maior de turistas, e aquelas cidades melhor estruturadas e que investem em equipamentos e qualificação se sobressaem.