Notícias

Poda de raízes de árvores é feita periodicamente

Publicada em 25/10/2019, às 12h30

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Poda de raízes de árvores
Manutenção contínua consiste na poda das raízes e das copas das árvores (ampliar)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza, periodicamente, o monitoramento e a manutenção das árvores situadas em todas as regiões da cidade para a poda das raízes e copas, entre outras ações, proporcionando a adequação do sistema de arborização às características da área urbana.

O crescimento das raízes das árvores urbanas e suas interferências em novas construções ou reformas provocam danos ao patrimônio, sendo necessária a poda da raiz, cujo trabalho denomina-se "área livre", que consiste no espaço permeável ao redor da base do tronco do vegetal necessário para seu livre desenvolvimento.

A interferência do crescimento das raízes de exemplares arbóreos pode ocorrer, muitas vezes, em decorrência da escolha inadequada de espécies para o local ou devido ao plantio em ambientes que não foram projetados para receber árvores. Por isso, se o serviço não for executado, as raízes podem causar elevação de pavimentos, muros, equipamentos urbanos e construções em geral.

A confecção da área livre constitui, portanto, na remoção do pavimento ao redor da árvore, análise das raízes, poda radicial (quando possível) e acerto da calçada danificada pelo exemplar.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, o serviço é feito mediante avaliação prévia da equipe técnica da Gerência de Áreas Verdes, levando-se em consideração a segurança das pessoas e propriedades e, ao mesmo tempo, preservando as características de cada espécie arbórea que recebe esse
trabalho.

Para execução do serviço, a Semmam segue as diretrizes e os procedimentos técnicos previstos no Plano Diretor de Arborização (PDA), por meio do decreto n° 17.699/2019, e demais legislações pertinentes, especialmente a lei municipal n°. 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público em Vitória.


Voltar ao topo da página