Imprensa
PMV e Projeto Tamar inauguram o Centro de Visitação das Tartarugas Marinhas
Publicada em
Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Jaqueline Viana


Vitória ganhou mais um espaço verde: o Centro de Visitação do Projeto Tamar, na Ilha do Papagaio, inaugurado na noite da terça-feira (19). O local já conta com dois aquários: um de dois mil litros, onde o visitante verá tartarugas gigantes e outras menores, e outro pequeno, de 30 litros, em que estão os filhotes e uma reprodução de como eles se desenvolvem, a partir da quebra do ovo.
O Centro de Visitação também conta com auditório, banheiros, parque educativo, área de exposição, informações sobre a Ilha de Trindade, além de uma linda vista da baía de Vitória e de Vila Velha. A segunda etapa da instalação contará com aquários para os “amigos da tartaruga”, acessos, espaço cultural, mirante, tanque rochoso entre outros equipamentos.
Educação
"O que o Centro de Visitantes do projeto Tamar traz para Vitória mexe com a conscientização das crianças, jovens e adultos. Isso combina com o perfil da nossa cidade, que se envolve em questões ambientais, a exemplo do sucesso de público que temos nas edições da Feira do Verde. É motivo de comemoração termos esta primeira etapa aberta ao público". destacou o prefeito João Coser.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Sueli Tonini, disse que era mais um dos momentos felizes à frente da pasta. “É a realização de um sonho, que começa com esta etapa. Quando cheguei era um desejo gestado no papel, que hoje se mostra realidade. Esse Centro é importante para a educação e para o turismo da cidade. Estamos levando Vitória a olhar para a sua área marinha, levando as pessoas a conhecer, reconhecer e cuidar do bem ambiente marinho”.


O coordenador Regional do Tamar no Espírito Santo, João Carlos Thomé, ressaltou a importância de olhar para a região costeira. “Ficamos muito tempo de costas para o mar. Esse Centro é muito importante para as crianças e esperamos receber toda a rede municipal de educação, para conhecer sobre esse projeto”.
Já a presidente da Fundação Pró-Tamar, Neca Marcovaldi, falou sobre a importância de mostrar para as pessoas o trabalho realizado pela equipe do Projeto Tamar. “Com esse Centro as pessoas poderão chegar mais perto da natureza. A ideia é multiplicar as informações para as pessoas que vivem em centros urbanos.
Visitação
A visitação é aberta ao público e pode ser feita de terça a domingo, das 9 às 17 horas, o valor da entrada é de R$ 5,00 inteira e R$ 2,50 meia. O telefone de contato é 3225-3787.

