Notícias

Plantio simbólico dá início à recomposição da cobertura vegetal no Aeroporto

Publicada em 22/06/2022, às 17h50 | Atualizada em 22/06/2022, às 18h28

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Luis Oliveira
Emef MMM
Estudantes participam de plantio simbólico para a recomposição da cobertura vegetal no Aeroporto. (ampliar)
Luis Oliveira
Emef MMM
Estudantes participam de plantio simbólico para a recomposição da cobertura vegetal no Aeroporto. (ampliar)

Uma manhã diferente, repleta de aprendizado e diversão e muita conscientização sobre a preservação do meio ambiente. A turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, que fica em Maria Ortiz, participou nesta quarta-feira (22) do plantio simbólico que marca a recomposição da cobertura vegetal no Aeroporto de Vitória.

Com a presença do secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, os estudantes fizeram o plantio de mudas de Ipê Roxo, que é uma espécie nativa do bioma da mata atlântica. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, e teve ainda a participação e apoio da concessionária que administra o aeroporto da capital, Zurich Airport.

A experiência foi marcante para a estudante Maria Vitória. "Foi muito legal poder plantar o ipê roxo, toda vez que passar aqui, vou lembrar que eu mesma plantei. Além disso, aprendemos sobre a importância de plantar novas árvores e que elas não podem ser frutíferas nas regiões próximas do aeroporto, para não atrair pássaros e atrapalhar as aeronaves", contou.

Educação Ambiental

A gerente de educação ambiental da Semman, Juliana Sardinha, falou sobre a importância de ações de conscientização e incentivo à preservação com estudantes da rede pública de Vitória. "A ação de hoje faz parte de uma série de atividades que estamos realizando neste mês, celebrando o Dia do Meio Ambiente, que é em 5 de junho. O plantio é simbólico, mas é importante para despertar nos estudantes a importância da preservação do meio ambiente, conhecendo os biomas da nossa cidade, formando futuros cidadãos conscientes", disse.

A ação também faz parte do programa Vix Flora, que prevê a recuperação florestal de cerca de 225 hectares (cerca de 225 campos de futebol) em áreas como unidades de conservação, parques urbanos, toda a orla da capital e regiões ou bairros pouco atendidos com arborização urbana. O Vix Flora visa ao plantio de cerca de 370 mil árvores, uma por habitante da cidade, todas espécies nativas dos diferentes ecossistemas da Mata Atlântica (restingas, manguezais, apicuns, matas de encostas, entre outras formações) existentes na capital.

Visita Especial

Após terminar as atividades de plantio, a turma foi convidada pela equipe da Zurich Airport para conhecer as instalações do aeroporto de Vitória. Eles assistiram aos aviões pousando e decolando e ainda tiveram a oportunidade de entrar em uma das torres de comando. E mal eles sabiam que uma surpresa os aguardava.

A Analista de Costume Service da empresa, Luciana Serafim, estudou o Ensino Fundamental na Emef Marechal Mascarenhas de Moraes e aproveitou a presença da turma para conversar com os estudantes sobre o futuro e as diversas possibilidades que surgem por meio da dedicação aos estudos.

"Eu valorizo muito e tenho orgulho de falar que estudei nessa escola. Tive o privilégio de ter professores maravilhosos, com quem aprendi muito e tive vários incentivos. Foi muito bacana eles virem aqui hoje e verem uma pessoa que estudou na escola em que eles estão, eles precisam acreditar neles mesmos e ver que a vida traz várias possibilidades", contou.

A estudante Laura Letícia ficou encantada com todas as novidades que conheceu no aeroporto. "Foi incrível ver os aviões decolando e principalmente como funciona o trabalho dos funcionários que atuam na torre de controle. Agradeço a escola porque foi uma experiência única e uma aula de campo muito divertida", afirmou.

Luis Oliveira
Emef MMM
Estudantes participam de plantio simbólico para a recomposição da cobertura vegetal no Aeroporto. (ampliar)
Luis Oliveira
Emef MMM
Estudantes participam de plantio simbólico para a recomposição da cobertura vegetal no Aeroporto. (ampliar)

Voltar ao topo da página