Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Planejamento e infraestrutura urbana em debate com a sociedade na revisão do PDU

Publicada em

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Reunião PDU Representantes do ramo Imobiliário
Representantes da sociedade civil organizada podem deixar contribuições para a revisão do PDU

Os arquitetos, engenheiros, professores, universitários e representantes de concessionárias de água, esgoto e energia vão debater Planejamento Urbano e Infraestrutura para o futuro de Vitória (2016/2026) nesta quarta-feira (15), às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira.

O encontro faz parte do momento de escuta da sociedade civil no projeto Minha Vitória - Revisão do Plano Diretor Urbano (PDU). O PDU é uma lei que define como deve ser o crescimento e o funcionamento da cidade, buscando garantir a qualidade de vida de seus moradores. Em Vitória, o PDU organiza a cidade desde 1984.

Os representantes e associados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-ES), do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/ES), do Sindicato dos Arquitetos do Brasil (Sindarq/ES), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Multivix, da Faculdade Católica Salesiana, da Universidade de Vila Velha (UVV), da Faesa, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/ES), da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros (SEE), do Sindicato de Engenheiros (Senge), da Companhia Espiritosantense de Saneamento (Cesan), da Espírito Santo Centrais Elétricas (EDP/Escelsa), da Infraero e da Codesa vão participar do encontro, que é aberto a qualquer cidadão.

Os presentes também podem fazer sugestões que julgarem pertinentes à cidade, mesmo que fuga do tema Planejamento e Infraestrutura Urbana.

"Dentro do modelo de gestão compartilhada, a sociedade ajudará a elaborar o projeto de lei do Plano Diretor. Será fruto de amplo debate. Nossa expectativa é de que os encontros tenham público expressivo com os associados das entidades para que possamos construir a cidade que queremos", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Turismo

André Sobral
Reunião PDU Jardim da Penha
Moradores também tiveram a oportunidade de fazer sugestões para o PDU durante os encontros nas regiões administrativas

Nesta última terça-feira (14), foram ouvidos, dentro do tema Patrimônio Histórico, Turismo e Paisagem, os membros das entidades Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESCVB), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem (Sindihotéis), Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores (Sindloc), Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (Sertes), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Espírito Santo (Sindegtur), Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo (Abbtur), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), Secretaria de Estudo de Turismo (Setur), União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrape) e Associação de Empresas Organizadoras de Eventos (Abeoc).

Os moradores de Vitória também tiveram a oportunidade de dar as suas contribuições durante os encontros nas nove regiões administrativas da capital, que aconteceram na Capital nos meses de março e abril deste ano.